sexta-feira, 25 de abril de 2008

Violencia contra crianças

Queridos irmãos e amigos
Assistimos nos ultimos dias coisas terriveis acontecendo com crianças. O fato mais grave é o caso Isabela, quando o pai e a madrasta estão sendo acusados de matar uma criança de 6 anos. Depois ao mesmo tempo ouvimos em torno de 1o casos em todo pais de crianças caindo ou sendo jogadas de predios. Isto sem dúvida é uma açao do diabo contra crianças neste momento. Oremos por isto.
Mas eu quero chamar atençao para a violencia infantil. Violencia fisica e violencia sexual. E, não podemos esquecer do turismo sexual que envergonha o nosso pais. Tudo isto sem dúvida é uma tragedia e uma vergonha. Acima de tudo uma açao demoniaca.
Um fato importante na violencia infantil é que ela acontece em mais de 80 por cento dos casos, no contexto familiar. Pais, tios, vizinhos e pessoas próximas são os maiores violadores dos direitos das crianças. Isto é triste e lamentável.
Porque um pai abusaria de uma filha? Porque um pai mataria a sua filha? Porque um adulto proximo de uma familia abusaria de uma criança? São perguntas inquietanes e irritantes.
Creio que a primeira resposta para esta pergunta é espiritual. Sem dúvida há um demonio ou demonios usando pessoas para destruir crianças. Para matar, para abusar sexualmente, para buscar até prazeres demoniacos. No Velho testamento na Biblia fala de um deus chamado Moloque que era o deus do sacrificio infantil. Os israelitas chegaram ao mais baixo nivel espiritual quando sacrificaram suas crianças a este deus ou demonio chamado Moloque. Hoje existe seitas de magia negra que sacrificam crianças. Então não aconteceria uma violencia contra uma criança sem a ação do diabo.
A segunda resposta está no campo da saude mental. A violencia sexual, por exemplo, pode ser resultado tambem de alguem ter sido violentado na infancia ou ter uma criaçao sob profunda opressão. Pessoas assim, podem ser construidas com uma ampla possibilidade de desenvolver uma personalidade anti-social, se tornando um sociopata ou psicopata. Bem como, se tornar uma pessoa com outros transtornos psicológicos e mentais. Pessoas extremamente doentes do psique podem descambar por este miserável caminho de fazer mal a uma criança.
Outra razão para tragédias assim é o fato da impunidade. Os anos que estas pessoas ficam presas é de pequena monta. Existem muitos caminhos de defesa. Parece até que o crime compensa. Não existem leis especificas contra a pedofilia. Só para nós termos uma ideia o congresso nacional está debatendo uma lei para proteger os homossexuais, a lei da homofobia, e ainda não fizeram nenhuma lei contra a pedofilia, a não ser o Estatuto da Criança e Adolescente, que não fala diretamente sobre o assunto da pedofilia.
Creio que a solução passa primeiro pelo espiritual. Jesus liberta o homem do demonio que destroi crianças. Jesus disse "deixai vir a mim as criancinhas porque das tais é o reino dos ceus". Nós como cristãos precisamos orar por nossas crianças. tambem temos que pregar a palavra e libertar os oprimidos pelo diabo. Jesus pode libertar pessoas oprimidas assim. Mas nós como igreja, precisamos cuidar das familias, orientar e treinar os casais, ensinar as crianças como se comportar fora de casa, orientar os pais como lidar com seus filhos. tambem orientar as familias sobre os perigos da violencia contra as crianças por pessoas próximas. Os pais devem estar atentos com eles mesmos e com os outros. Devem orientar os filhos a nào falar com estranhos, não pegar caronas nem rceber presentes de estranhos.
O grande segredo de vitoria contra estes demonios é ter uma familia equilibrada e debaixo da graça. uma familia unida, que ora junta e vai para a igreja adorar a Deus. Se houver algum estranho desejo ou sintama procure um conselheiro, que pode ser um pastor ou outro. Mas se o caso for mais grave procure um profissional, psicologo ou psicanalista. Em alguns casos precisa de psiquiatra. Com estas coisas não se brinca.
Se tiver algum caso na familia me coloco a disposição para atender a pessoa ou familia que precise de ajuda.
Tenha uma semana de vitoria. Pr Israel

Violencia contra crianças

sábado, 19 de abril de 2008

Crise economica e globalização

Queridos irmãos,
Chamo a vossa atenção hoje para uma grande crise economico-financeira que está vindo sobre o mundo, originando-se nos Estados Unidos, o que, sem dúvida, se espalhará pelo mundo. Há uma crise, começando pelos investimentos imobiliarios, bolsa de valores, de mercadorias, etc. Já se diz ser esta crise tão grave como a grande depressão de 1930, quando os EUA foram quase destruidos, quando a economia foi para o fundo do poço. Surgem algumas importantes perguntas.
1 - Estaria o Brasil ou qualquer pais do mundo livre de ser afetado por esta crise? - Claro que não. Exite uma palavra muito importante nos ultimos dez anos que é GLOBALIZAÇÃO. Tudo o que acontece nas grandes potências, principalmente os EUA, alcança todo o mundo em tempo recorde. Se Bush der um espirro voce pode ter um prejuizo, os juros podem subir, pode haver inflação, o dolar pode baixar, etc. A bolsa de valores de Nova Iorque e a NASDAK comandam o mundo. Não tem como não sentir o drama. O Brasil tem bilhões de dolares de reservas, está com a economia equilibrada, mas já sofre influência da crise americana. Esta semana o CUPOM aumentou os juros no Brasil, o dolar desceu, diminuindo o dolar as exportações ficam prejudicadas, aumenta a importação, prejudicando a industria no país. Por outro lado muitas cidades que recebiam dolares de pessoas que moravam nos EUA, estão recebendo estas pessoas de volta sem dinheiro e frustrados pela crise. Então, se a crise for persistente, temos que estar preparados para um efeito colateral deste crise americana por aqui. Oremos por nossa pátria.
2 - O que significa GLOBALIZAÇAO no contexto biblico?
- A Globalização é resultante da diminuição das distancias entre os povos, através da televisão, internet, telefone e toda modernidade. O mundo se tornou numa grande, confusa e barulhenta casa, onde tudo influência e contamina, mesmo não havendo um entendimento. Mas se pensarmos no que diz a Biblia isto é um grande sinal, pois a Biblia fala em Ap 13 que haverá um governo mundial. A globalização com as grandes comunidades de acordo econômico como a UNIÃO EUROPÉIA, ORGANIZAÇÃO DOS ESTADOS AMERICANOS, ASSOCIAÇÃO LATINO AMERICANA DE LIVRE COMÉRCIO, MERCOSUL, ALCA, TIGRES ASIÁTICOS, ETC. , vai criando uma integração, que prepara o mundo para um governo unico, moeda unica, etc.
Estas instituições são prenuncios de um governo mundial no futuro. E isto é muito mais evidente quando já se tem moedas como o euro para uma parte do mundo, pois se sabe que em um governo mundial, o que a Biblia chama de anticristo, haverá uma moeda mundial. Neste ponto a Europa, o velho mundo saiu na frente com uma moeda e um cartão dando um número para cada cidadão de todo um continente que controla um terço da economia mundial.

3 -Esta crise pode ser tambem um sinal para o tempo do fim? - Claro! O anticristo vai chegar ao mundo no decorrer de uma grande crise. Ele vem como um salvador da patria ou do mundo. Ele é um falso Messias, um falso cristo. Esta pode ser uma grande crise mundial que antecede ao arrebatamento da igreja. Claro que não quero dar um tom apocalípitico a esta mensagem, mas advertir o que pode ser, não que seja a última crise antes do arrebatamento, mas nunca se sabe até onde a mesma vai chegar.

Resta-nos estar atentos aos fatos do dia a dia. Os sinais dos tempos são formados de coisas que acontecem aqui e agora. "quando virdes estas coisas levantai as vossas cabeças pois a vossa redenção está próxima" Assim disse Jesus. Portanto estejamos atentos, ativos, combatentes e preparados.
Um abraço. Pr Israel

sexta-feira, 11 de abril de 2008

A CHAMA DA DISCÓRDIA

Queridos
Esta semana tem havido muitos confrontos no mundo inteiro, por onde está passando a chama olimpica, ou a chama da discórdia. Nunca uma chama olimpica foi instrumento de tantos conflitos. A pobre da chama tem que se esconder debaixo de túneis, pontes e armazens. Tem que passar escondida pelas cidades. Veja o contrasenso. A chama passa pelos paises para ser vista e aplaudida pelas pessoas. Mas agora tem que se esconder por todos os paises do mundo. Porque isto está acontecendo? Creio ser um aviso para todos que aplaudem a China em prosa e em verso. Isto tambem representa uma ameaça para os jogos olimpicos em Pequim. Porque nenhum governante para pra pensar no que acontece na China? Porque os EUA atacam Cuba constantemente e não faz o mesmo com a China que é tão ditadura e antidemocracia como Cuba. Porque todos os paises do mundo investem na China, considerando que a mesma continua sendo uma ditadura cruel e assassina?
O grande segredo é a economia. A China é um país que está se tornando livre apenas na economia. E por conta disto está se tornando a maior pontencia mundial dos negócios. Mas isto não deve encobrir a falta de liberdade. Lá não tem liberdade de culto, pois continua prendendo e matando lideres religiosos. Não tem liberdade de espressão, pois continua proibido falar, ler jornais e até a internet, nem tudo pode ser pesquisado. Não existe liberdade política nem democracia. Lá existe um único partido e as decisões são tomadas , todas por unanimidade, quando todos os parlamentares como múmias levantam as mãos aprovando tudo que é proposto. não existe o contraditório. Vejam o que está acontecendo com o Tibete. O que os tibetanos querem é o direito de culto. Eles querem ser budistas e porque não? Todos tem que ter a religião que quizerem ter. É claro que os evangelicos na China continuam perseguidos como na Coréia do Sul e Cuba. A diferença é só na área econômica. Daí a pergunta: Porque os EUA se silencia diante de tantos absurdos? Creio que devemos continuar orando pelos paises que não tem liberdade de religião como este países aqui citados, bem como aqules que são republicas islamicas que não se permite pregar o evangelho e até são honrados os que matam cristãos. Cristão são assassinados ainda em muitos paises do mundo. O tempo dos bábaros ainda não acabou. Em vez da chama da discordia, nós precisamos é da chama do Espirito Santo que com certeza é a única arma que temos para quebrar estas sobreviventes muralhas de ferro. Fazer Missões tambem é estar atento para estes fatos. Louvamos a Deus por missões como PORTAS ABERTAS, que apoiam ministros vitimas destes regimes.Temos que orar pelo evangelismo em Cuba, China, Coréia do Norte, Paquistão e muitos outros países ateus ou muçulmanos. que em pleno seculo 21 possamos ter mais respeito pelos outros, pelos que os outros pensam e pelo que os outros creem.
Um abraço. Pr Israel

sexta-feira, 4 de abril de 2008

A VIOLENCIA DOS ULTIMOS DIAS

Queridos amigos
A Biblia diz em Gn 6.11: "a terra estava corrompida á vista de Deus e cheia de violência". Nunca se viu tanta violência. Em nossa cidade de Salvador com a policia civil em greve 55 pessoas foram assassinadas e milhares de ocorrências não foram investigadas. Nosso irmão Neves, major da policia militar recebeu 6 tiros e está em uma Uti de hospital. No Brasil a coisa se complica cada vez mais nos grandes centros. Nesta semana em especial aconteceram fatos estarrecedores. Uma criança é jogada de uma janela morrendo lá na calçada. Outra criança cai do quarto andar e se salva com vida. A violência não perdoa criança nem idosos. Vários fatos relacionados com idosos sendo espancados por quem é pago para cuidar deles. E a violencia sexual? Pedofilia, estupros, psicopatia e muito mais. A situaçao fica muito mais amarga quando temos informaçoes que a violência contra crianças acontece muito mais no contexto familiar. São crianças violentadas fisicamente. De uma forma assustadora as estatísticas indicam que mais de 80 por cento dos casos de violencia sexual acontece com parentes intimos. Isto é uma calamidade. Uma tragédia.
De onde vem a violencia? segundo o texto que citamos a violencia nasce no pecado. Quando Adão saiu do Eden, depois de algum tempo, aconteceu o primeiro assassinato, dentro da familia. Um irmão assassinou o outro. Daí a violência não parou mais. Mas existem muitas outras causas da violencia. A educaçao familiar pode ser uma causa terrivel, pois lares cheios de violência entre marido e mulher e entre pais e filhos se tornam verdadeiras escolas de violência. Outra escola de violência é a midia, a televisão, principalmente. São milhões de tiros e de mortes a cada ano nos filmes e novelas. Sem dúvida alguma os joguinhos como video game, se tornam outro vilão da violência. Aquilo passa para a mente das crianças e adolescentes e então surge uma geração violenta. Nutrimos violencia em nossos lares com palavras, gestos e ações.
Ainda podemos citar a impunidade, as leis frágeis e os interminaveis recursos jurídicos como um ingredinte que nutre a violência em nosso pais.
O que fazer? É a grande pergunta. Com certeza não se resolve o problema da violência em um curto prazo.Tem que ter um programa de longo prazo. Desde a educação familiar, no que diz respeito ao exemplo dos pais, o cuidado com a televisão e o video game, o amor e a compreensão no contexto familiar. Temos que pensar que é "preciso educar as crianças para não precisar castigar os homens". Salomão afirma em Prv 22.6: Ensina a criança no caminho que deve andar e quando estiver velho não se desviará dele". O governo precisa investir na escola em campanhas contra a violência e pela paz. Não só campanhas frias e distantes, mas educação mesmo. Precisa isto ser curricular, para que no futurto haja paz entre as pessoas. Temos que cuidar da violência preventivamente cuidando da familia e dos alunos nas escolas. Depois podemos cuidar do confronto contra a violência, desarmando os marginais, punindo-os, e também criando leis mais severas. Mas não podemos esquecer de investir nos policiais, preparando-os e lhes dando um salário digno, para evitar a corrupção.
Finalmente precisamos pregar o evangelho, combater as drogas preventivamente ou cuidando dos drogados, mas acima de tudo expulsar os demônios da violência que estão por toda parte, seja no lar, na escola ou nas ruas. Tenha certeza que o evangelho liberta, orienta, educa e muda circunstancias.
Por um mundo de paz e sem violência
Um abraço
Pastor Israel