domingo, 25 de maio de 2008

Assembleia de Deus

Querido irmão
Tenha uma semana de vitoria.
Estou escrevendo de Portugal. Estive aqui até ontem participando do Quinto Congresso Mundial das Assembléias de Deus. Uma linda festa. Com grades pregadores e grandes mensagens. Representantes e delegados de 40 paises. Presidentes da igreja em diversos países. Lindos corais cantando. Presença tambem do cantor americano Ron Kenoly e do brasileiroAndré Valadão. O evento foi realizado no Parque das Nações, um lugar lindo com um auditório para mais de 20 mil pessoas. Porém tenho a criticar neste evento a ausência da participaçao de brasileiros assembleianos. O jeito amarrado dos portugueses que nem na abertura permitiu que o povo não inscrito participassem, não tendo finalidade evangelística. Mesmo assim tivemos conversões de desviados que estavam inscritos. Positivamente fomos tocados a respeito dos próximos desafios de nossa igreja. Precisamos de orar mais, crer mais, esperar milagres do Senhor e voltar as origens no sentido de que cada crente é um missionario. Precisamos acabar com as brigas de bastidores, o que fez a maior Assembleia de Deus no mundo a brasileira não ter oportunidadede cantar ao menos um hino neste congresso. Isto é um ponto mais negativo em relação a nós brasileiros. Não só pelo fato de não participar, mas porque está revelando sentimentos da carne, tais como inveja e porfias. Isto é muito triste. Espero que possamos ver nossa liderança olhando para Jesus, unidos, respeitando uns aos outros e como muito amor derramado nos corações. Deus quer uma igreja viva, alegre, missionária e poderosa, sem preconceito, sem inveja, sem ressentimentos, parecendo com Jesus. Este é o momento de uma autocrítica pois somos a maior igreja pentecostal do mundo. É o momento de revermos onde falhamos, onde caimos, onde negamos o nome do Mestre para concertarmos o nosso altar, pois grande é o nosso deafio no tempo do fim. Oremos pelo maior movimento pentecostal do mundo, principalmente no Brasil em torno de seus 15 milhoes de servos de Deus.
Um grande abraço
Pr Israel

sexta-feira, 16 de maio de 2008

casamentos fracassados X casametnos bem sucedidos

Queridos
Sempre nos perguntamos: porque pessoas que se amam se casam e depois fracassam?Porque se amam tanto e depois brigam até a separaçao? Porque somos surpreendidos por conflitos em pessoas que parece tanto com casais bem sucedidos? E quando um moço e uma moço que creem em Deus, casam na vontade de Deus como é que depois acabam numa crise? São perguntas inquietantes, que nos preocupam muito.
Um casamento é feito com duas pessoas, duas naturezas, duas histórias. E Deus não faz aquilo que nós temos que fazer. Tem uma parte que cabe a cada cônjuge fazer e quando isto falha o casamento falha, mesmo Deus querendo abençoar o casamento. Quando voce não consegue fazer a sua parte aí começa o problema.

O primeiro desafio é o da compreensão. Na verdade é aquilo chamado de incompatibilidade de gênios. Mas isto é uma desculpa sem sentido para termos problemas, porque todas as pessoas são a priori incompatíveis. Ninguem é perfeito. Ninguem nasceu no formato do outro. Ninguem é igual ou pensa igual ao outro. Então compreender o outro e aceita-lo como é, torna-se segredo para uma vida de paz e de amor. Se vence a incompatibilidade entendendo que todos são diferentes e tem que haver concessões, renunciar pontos de vista, se adaptar a nova realidade e a nova pessoa que fará parte de nossa vida até que a morte separe.
Precisamos construir uma relação de confiança como cônjuges. É preciso trabalhar o ciúme, a fim de transformá-lo apenas num cuidadoso zelo. O ciúme destroi a relação. Mata o amor. Faz muito mal aos parceiros. Desenvolva um processo de entendimento e compreensão.
Para que tenhamos casamentos bem sucedidos e não fracassados precisamos vencer nossos descontroles temperamentais. Pessoas que enfatizam os aspectos negativos dos temperamentos com certeza vão ter problema no relacionamento. Tem que ter controle sobre o temperamento. Se nós não tivermos controle emocional e temperamental será muito dificil a convivência. Se esforce, melhore suas emoçoes e melhore sua relaçao matrimonial.
Outra coisa importante é ser curado, sarado, sossegado. Pessoas que trazem traumas da infância acaba até incoscientemente se tornando um problema para si mesmas e para o outro. Pessoas que carregam traumas produzem neuroses, doenças, maus hábitos, comportamentos doentios e muitas angustias, inclusive na área da relaçao íntima. Os traumas geram nervosismos, ciumes, desconfiança, mau humor, comportamentos estranhos, transtornos sexuais e muitos outros sintomas. Cuide de sua saúde emocional. Vá ao médico, ao psicólogo, ao psicanalista, ao conselheiro matrimônial. Busque ajuda. Não se conforme com este seu comportamento que dificulta terrivelmente a relaçao. Busque a Deus, sempre há uma saida.
Nas próximas semanas prosseguirei falando sobre a relação familiar. Mas seja abençoado no seu relacionamento. Tenha certeza que você pode melhorar. Seu casamento pode ter sucesso. Se tem sido um fracasso tenha certeza que tudo pode mudar.
Um abraço. Pr Israel

segunda-feira, 5 de maio de 2008

PORQUE FAMÍLIAS FRACASSAM

Querido irmão e amigo!
Durante este mês de maio vou fazer alguns comentários sobre a familia. Hoje quero chamar a sua atençao para tantos fracasso na instituiçao chamada familia. Temos visto familias sendo destruidas, crianças sendo vilentadas, jovens usando drogas, mulheres sendo violentadas pelos seus proprios maridos, casamentos em conflitos, desrespeito entre conjuges, infidelidade, jovens desnorteados, casamentos de pessoas do mesmo sexo e muito mais. E a perqunta que não nos deixa calar é: o que esta acontecendo com a mais antiga e sagrada das instituiçoes?
Sem dúvida há uma questão espiritual envolvida. O diabo luta contra tudo que Deus fez. É tantas coisas terriveis que tem acontecido contra a familia com a relativizaçao dos valores basicos, da fé e da moral. Com a imoralidade, a violencia, o pecado tomando conta das relaçoes familiares. A questão da familia passa pelo espiritual. Quando não tem lugar para Deus, tem lugar para o mal, o divórcio, a violencia.
Creio que a familia moderna é outra causa destruidora. Familia moderna é a familia sem unidade. É a familia formada de uma mãe solteira ou do filho criado com os avós, familias de pais separados. É a não familia. Porque familia é uma organizaçao de marido, mulher e filhos e isto está ficando fora da moda. Estamos organizando uma geraçao desorganizada, cheia de violencia e de diversos transtornos mentais. Segundo a Biblia o sucesso da familia está diretamente relacionado com o amor entre um homem e uma mulher e filhos saudaveis. Neste ponto eu gosto muito da psicanálise, principalmente do Jaques Lacan o qual fala sobre a funçao paterna e materna. Lacan fala sobre a importancia dos pais na formaçao da personalidade dos filhos. Sem pais equilibrados é impossivel ter filhos saudáveis. A revista Istoé edição 2006 traz uma importante matéria sobre a saúde da familia na qual afirma que a participaçao da familia melhora o controle de doenças como a asma, comprovou um estudo da Universidade de Hong Kong. os filhos de casais que fizeram terapia familiar tiveram menos sintoma e mais adesão. Esta reportagem mostra que a saúde mental e física está relacionada diretamente ao sucesso do amor da familia. Familias em conflitos, filhos revoltados, doentes e até marginalizados.
A situaçao se complica quando os pais perdem o controle sobre os filhos, permitindo que os mesmos tragam suas namoradas para fazerem sexo dentro de suas proprias casas, quando o governo gasta dinheiro para campanhas contra a aids, incentivando o sexo precoce, sem nunca orientar sobre a importancia do casamento. O resultado é que adolescente engravidam e vão ter filhos desorientados e muitos deles terminarão em situaçoes lamentaveis. Como um abismo vai chamando outro abismo, o futuro é cada vez mais preocupante para a familia.
Então convido você a refletir sobre a familia e que podemos fazer para melhorar. Precisamos nos tornar profetas de Deus para abençoar as familias e orientar os jovens sobre a importancia de familias equilibradas e cheias de amor.
Vamos nos esforçar e lutar para salvar a familia. Voce pode fazer alguma coisa? então faça. Dê o seu melhor por esta causa.
Pr Israel