terça-feira, 16 de fevereiro de 2010

Carnaval - homens vestidos de mulher


Quando se fala em carnaval se fala em festa, em glamour, em criatividade, em musica, trio elétrico, escola, de samba, luxo e muitas coisas deste tipo. Mas a imprensa se esquece de enfatizar, os gastos exorbitantes dos governos, a criminalidade aumentada, os acidentes multiplicados, a vulgaridade do sexo, a imoralidade solta, filhos indesejados, doenças sexualmente transmissíveis devastando a juventude de nosso país, lares destruídos. Enfim quando se entrega a chave da cidade ao rei momo é como se esteja entregando ao diabo a chave da desgraça. Que Deus tenha misericórdia de nosso povo.

Neste rápido comentário quero chamar a atenção para os milhares e milhares de homens que aproveitam o carnaval para soltar a franga, quebrando todos os princípios se vestindo e usando pintura e enfeites próprios das mulheres. Os homens perdem a vergonha totalmente e se entregam a esta loucura. Será uma simples brincadeira? Uma opressão? Um desejo inconsciente? Pensemos em algumas respostas a estas perguntas. Sei que eles se apresentam nos blocos chamados "as virgens, as mocinhas, as barbudas, as inocentes, etc. O que significa isto?

1 - Estes homens são insatisfeitos e inconscientemente infelizes com a sua masculinidade. Talvez seja esta a busca do homem pela realização interior. É uma busca espiritual, emocional, etc. É uma crise existencial. O homem precisa se encontrar, se descobrir e está feliz consigo mesmo. Creio que este homem precisa é de Deus em sua vida.

2 - Inconsciente coletivo. O psicanalista Carls Jung afirmou que existe um inconsciente coletivo, no qual as pessoas movidas por um sentimento inconsciente presentes em muitos outros, juntos sofrem de uma influencia coletiva. Ou seja, coisas que jamais uma pessoa faria sozinha em grupo ela rompe com todos os princípios éticos, morais, religiosos, podendo até praticar um linchamento. Isto é inconsciente coletivo. Às vezes uma loucura coletiva.

3 - Um vício ou um transtorno. Eliane Kogut em tese de doutorado chama este desejo de se vestir de mulher de crossdresser, como um distúrbio ou vicio. Veja o que ela diz:

"É um distúrbio no sentido cultural. No DSM-IX e no CID-10, que são catálogos das doenças psiquiátricas, o travestismo está lá. Agora, se a gente pensar também que em 1974, a homossexualidade ainda estava nesses catálogos, imaginamos que no futuro pode ser que o travestismo saia também. Eu pessoalmente não acho que eles são doentes. Cheguei à conclusão é de que o crossdressing é mais ou menos como uma droga, porque existe uma espécie de fissura. Eles têm que se vestir, é uma necessidade, se não a angústia vai a níveis muito elevados. Não é algo que eles escolhem. Claro, depois que eles fazem parte desses grupos, como o Brazilian Crossdresser Club, aí eles não se vestem apenas quando vem essa angústia. Existe o que eles chamam de urge e purge. A urge é a urgência de se vestir. Aquilo vem com força e, se eles não se vestem, a angústia vai a mil. E a purge é a negação, a reação do tipo: “eu não posso mais ser isso, isso não é bom para mim”. Então eles desistem de tudo, geralmente dão tudo que eles têm – eu conheço pessoas que já deram dois guarda-roupas inteiros - mas aí tornam a fazer, porque isso volta depois com muita força. Não se trata de uma decisão racional, não é desejo - é uma necessidade muito grande de se vestir de mulher". Claro que ela está tratando nesta entrevista sobre aqueles que se vestem e se comportam compulsivamente. Tem aqueles que só se vestem em eventos como o carnaval. Sem dúvida tem um pouco de loucura neste comportamento.

4 - Lado frágil. É o homem revelando sua fragilidade interior. É o lado frágil do homem pressionado para ser forte o tempo todo. É o homem fugindo dele mesmo, da vida, da realidade. Pobre homem. Que vergonha!

Lamentamos que o homem tenha descido tanto. Mas eu quero dizer a você que sente este desejo de se vestir assim ou acha que não é nada demais, é assim que uma sociedade vai se destruindo. Quando os valores vão sendo destruídos ou relativizados, a sociedade também vai sendo destruída e conseqüentemente o ser humano e a família vão se desfazendo, levando tudo e todos para o fracasso total. Que Deus nos ajude.

Israel Alves Ferreira. joilda_israel@hotmail.com