quinta-feira, 15 de abril de 2010

crise familiar gera violencia

Com muita tristeza trago este assunto para nossa reflexão. Há dois dias uma criança de 14 anos, acompanhado de alguns marginais adultos, assassinou um jovem advogado de 27 anos e 4 meses de casado, quando ia buscar a esposa no trabalho. Isto é um fato recorrente. Nunca se viu tantas crianças envolvidas com drogas e criminalidade, pois uma coisa está ligada a outra. Dizem as autoridades que 80% dos crimes, atualmente está ligado ás drogas. Basta te dizer que este ano no Brasil teremos mais de 800 mil adolescentes grávidas e deste número pelo menos 200 mil farão aborto e os filhos que nascerem serão, quase na totalidade, criados sem pai ou sem mãe. Criados sem limittes e sem referenciais. Criados sem Deus e sem esperança. A maioria sem educação adequada e sem principios que norteiam uma vida. São futuros delinquentes, na maioria dos casos. Vivemos neste tempo uma geraçao de pais modernos, de pais que não dão limites aos filhos. Pais que violentam seus filhos. Inclusive, vale salientar que 70 a 80% dos atos de violencia a menores, tanto física, quanto sexual, moral e emocional são realizadas por pessoas íntmas como pai, mãe, outros parentes e vizinhos. Tudo isto vai produzindo uma geraçao de crianças e adolescentes pervertidos. Uma geraçao totalmente destruida. Professores são agredidos nas escolas. Alunos brigam e se matam em plena sala de aula. Sem dúvida, este é um tempo trabalhoso e complicado para se viver neste mundo.
Entendo que as causas são espirituais, porque o diabo veio para destruir e enganar as pessoas. Há uma crise espiritual sem precendentes. Só Deus pode mudar isto. As causas tambem são emocionais, pois somos construidos emocionalmente em nosso lar. O ambiente do lar, da igreja e da escola é formador do caráter e da saude emocional. Os traumas que provocam os transtornos de caráter e psicológicos são adquiridos nos maus tratos na infancia ou mesmo na falta de limite, falta de pai ou de mãe. Outra coisa grave é o nível moral da sociedade que está em queda livre para o abismo. A cada dia vemos a violencia e a imoralidade dentro das familias. Familias totalmente destruidas e disfuncionais, oferecendo á sociedade filhos deturpados, violentados e violentos o que resulta nesta violencia que não tem policia que dê jeito. Por outro lado a violencia se tornou uma grande escola, um grande e destruidor aprendizado. Eles aprendem em casa, na rua, na escola, na mídia, nos jogos de video game e em muitas outras fontes do mal.
O que fazzer? Creio que como cristãos nós podemos orar, cuidar de nossos filhos, cuidar das crianças em nosso trabalho de Escola Dominical e nas ruas da cidade. Podemos orientar e orar pelas familias, Podemar ajudar restaurar familias e ajudar crianças, jovens e adolescentes e terem um novo destino de paz e não o destino das drogas, da violencia e da morte. Podemos levar uma geração quase destruida a voltar a ter sonhos. Outra coisa que precisa acontecer é termos professores treinados para lidar com os traumas desta geração. A geração do futuro de nossa sociedade e de nossa igreja. Para isto os professores precisariam ser treinados para lidar com uma geração traumatizada. Os governantes precisam treinar os professores em psicologia, psicanálise, psicopedagogia e familia, para enfrentarem este tão grande desafio. Precisamos de investimento em educação e recuperação de nossas crianças, jovens e adolescentes. Se as autoridades não abrirem os olhos para esta realidade, certamente esta sociedade está destruida. Creio que ainda se pode amenizar esta terrivel realidade.
Precisamos fazer nossa parte neste grande desafio. Como servos de Deus podemos fazer muito mais do que estamos fazendo. Cuidar da familia, treinando-a, edificando-a, curando-a e restaurando-a. Nós podemos fazer um grande trabalho de apoio as familias. Cada líder, cada cristão e cada servo de Deus pode fazer algo mais pelas familias.
Que Deus nos ajude. Pr Israel

FÉ VERSUS EVOLUÇÃO

Quero agradecer meus leitores. Recebi com alegria palavras de incentivo e de carinho por alguns seguidores do blog "meus escritos". Deus continue nos abençoando.

Neste texto quero falar alguma coisa sobre a fé do povo brasileiro. O data folha publicou recentemente uma pesquisa sobre fé e evoluçao. Segundo esta pesquisa 25% dis brasileiros creem fielmente na Biblia Sagrada. Creem que Deus fez o ser humano a partir de Adão e Eva. Outros 59% acreditam que Deus fez tudo que está na Biblia só que seguindo a sequencia evolucionista. Estes tambem acreditam em Deus como criador, entendendo que a teoria de Darwin segue a sequencia bíblica da criaçao de Deus. Pasmem os senhores que apenas 8% acreditam no darvinismo sem intervenção divina. Fiquei impressionado com estes números. As escolas e faculdades no mundo todo ensinam a teoria da evolução como se fosse uma religião nas salas de aula. Ensinam de uma forma como se a teoria tenha se transformado em fato cientifico consumado. Toda literatura sobre a origem do homem tenta transformar a evoluçao como uma crença universal. Mas, pelo menos no Brasil a fé persiste e tem sido vitoriosa. Nós servos de Deus percebemos que temos um campo branco para a ceifa. tem muito espaçao para que o evangelho seja pregado e a Biblia seja ensinada.

Quando escreveu sobre a origem das espécies por mais de 800 vezes ele mesmo afirmou que se tratava de uma tentativa de descobrir a origem das especies sem contudo colocar as descobertas dele como fato consumado. A tentativa dos cientistas modernos transformarem isto em fato científica consumado é tentar desfazer no que diz a Biblia Sagrada, mas nunca encontraram este elo perdido entre a teoria e os fatos. É por isto que isto ainda é chamado de teoria, pois teoria nao passa de uma suposição com algumas provas frágeis e não totalmente comprovada. Só depois de comprovada uma teoria pode ser chamada de ciência.

Eu quero sugerir aos jovens que não se impressionem com a insistencia dos evolucionistas. Pode ficar tranquilo com o seu ponto de vista divergente. Em primeiro lugar porque esta teoria é apenas uma teoria, ou seja fato não comprovado cientificamente, ou ainda apenas propostas cientificas com nescessidade de comprovaçao. Quando Darwin escreveu isto há 200 anos atrás afirmou que outros cientistas que viriam depois dele iam encontrar as respostas que faltavam. Só que a teoria não evoluiu. Até hoje continua sendo teoria eivada de erros e sem comprovação cientifica. Em segundo lugar é bom lembrar o que a Biblia diz desde Genesis, o livro dos começos até o apocalipse. Como diz em Romanos 1.20 "Porque as suas coisas invisiveis, desde a criaçao do mundo, tanto o seu eterno poder como a sua divindade, se entendem e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis". Já surgiu alguem em algum lugar que possa provar alguma coisa contra a Biblia? Surgiu alguem com uma explicação mais convicente.? Será que não se precisa de mais fé para admitir a teoria da evoluçao do que a criação de Deus? Creio que para adimitir a evolução precisamos de muito mais fé do que adimitir que Deus criou todas as coisas.

Em terceiro lugar é bom lembrar que muitos grandes cientistas confrontam a teoria da evoluçao sem medo de serem criticados pelos seus colegas. Veja o que diz G. A.Kenfut bioquímico inglês e escritor do livro As Implicações da evoluçao: "A evidencia que apoia a evoluçao não é forte o bastante para nos permitir a considerá-la mais que uma hipótese funcional" e Jerry Coyne do Deparatamento de Ecologia e Evolução da Universidade de Chicago: "Concluimos inesperadamente que há poucas provas que sustentem a teoria neodarwiana, seus alicerceres teóricos são fracos, assim como as evidencias experimentais que a apoiam". Se cientistas de renome duvidam desta teoria porque temos que acreditar nela.

Em Quarto lugar lembre-se que em ciencia nada tona-se absoluto. tudo pode estar em debate. Então não se deixe levar pela ditadura da evolução. É praticamente proibido se discordar desta teoria sem ser visto como ignorante, quadrado, inimigo da ciencia, etc. Mas o debate é salutar. Se informe e leia muito sobre as ideias a favor e contra e a partir daí discuta, discorde, argumente e não permita que ninguem o afaste ou o faça ter vergonha da sua fé. somos livres para crermos no que quizermos sem ser vítima de qualquer preconceito.

Se alguem

terça-feira, 6 de abril de 2010

CARISMA X CARATER

"De tanto ver trinfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantar o poder nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e ter vergonha de ser honesto". Começo esta palavra com este pensamento do grande baiano Rui Barbosa. Parece uma profecia em nosso tempo, no mundo todo e principalmente em nosso país. Isto se cumpre no mensalão do PT e no mensalão do DEM. Homens com tanto poder na mão, com tanto carisma e com tanta falta de vergonha. Homens que tem carisma mas falta carater. Políticos roubam, padres corrompem menores, pastores se vendem a políticos, esposos traem suas esposas, políticos traem seus eleitores, comerciantes mentem para levarem vantagens, cristaos arrumam um jeitinho de ganhar dinheiro sendo desonestos. Que mundo é este? Chegamos ao ponto de ser honesto significar ser fraco, bobo, idiota. Ser íntegro é não ter jogo de cintura. Para viver hoje, segundo estes conceitos hodiernos os homens precisam de jogadas sujas, de mentira, de ganhar dinheiro fácil, de corrupçao nos negócios, de superfaturamento de obras e por aí vai.
Quantas vezes ouço pessoas dizerem: este pregador é meio enrolado mas prega muito. Misericórdia! Outros dizem: nosso prefeito ou nosso governador rouba mas faz. E o pior é que isto parece normal. As pesoas não se envergonham mais dos seus erros, dos seus adulterios, dos seus roubos. Istro é chamado hoje de jogo de cintura, de sabedoria e de inteligencia.
Ser carismático é ser convincente com as palavras e os sorrisos mas ter um caráter correto é viver o que prega, é viver o que ensina, é fazer o que convence os outros a fazerem.
Ser carismático é induzir os outros para um caminho mas ter um carater equilibrado é ser exemplo a ser seguido neste caminho.
Ser carismátrico é apresentar as suas máscaras de tal forma que a mentira pareça verdade, mas alguem com carater cristão é viver na verdade sem máscaras.
Mas nós podemos ter graça e verdade ao mesmo tempo. Podemos e devemos ter carisma e caráter ao mesmo tempo. Se partirmos do principio que carisma vem de uma palavra grega que segnifica dom ou carisma é dom de Deus. Esta forma convicente de ser é uma dádiva de Deus. Usar isto para o bem ou mal é um ato de sabedoria ou loucura do homem. Seja carismático sem abrir mão de manter uma vida digna, correta, honesta e equilibrada. Que Deus nos ajude.