quinta-feira, 8 de maio de 2014

Assassinato de reputações


Comecei a ler o livro de autoria do ex-deputado e delegado da polícia civil de São Paulo, Romeu Tuma Júnior, intitulado, “Assassinato de reputações, um crime de Estado”. A obra é muito rica de informações, pois, retrata histórias de pessoas que foram destruídas moralmente por calúnias e difamações. 

Em um determinado momento de minha vida, pessoas inventaram tantas calunias contra minha pessoa que só Deus para ter misericórdia, pois, elas que falaram tinham obrigação de falar a verdade, mas por interesses outros, tentaram destruir minha imagem e minha reputação. Na época, a situação foi tão gritante, que uma senhora, serva de Deus, do ministério Público da Bahia me orientou para que eu buscasse um advogado, ela me falou que as "pessoas destruiriam com minha vida", seria um verdadeiro “assassinato moral”. Porém, eu disse para aquela senhora coerente e bem-intencionada que, Jesus Cristo é o meu advogado. 

Costumo dizer que ser pastor em alguns lugares é mais perigoso do que ser bombeiro no Iraque, pois qualquer hora uma “bomba de efeito moral” pode destruir o nosso nome, imagem e reputação. Muitas vezes por inveja, por interesse de ocupar o nosso lugar ou até mesmo por falta de caráter, as pessoas detonam os outros, semeando boatos e notícias mentirosas, levando a vítima ao descrédito total.

Atualmente, com os meios de comunicação e as redes sociais, se tornou muito fácil, rápido e irresponsável qualquer um destruir a imagem de um homem digno. De uma hora para outra, uma pessoa justa se torna um bandido á luz de boatos e pior que isso, é quando essa informação vem de pessoas que deveriam ser sinceras e verdadeiras. Imagina um pastor falando mal de alguém? Para as ovelhas um pastor não mente, de fato, eles não deveriam realmente mentir, pois, o que um líder fala tem muito mais peso.

calúnia  

A expressão "caluniar" em hebraico significa "bancar o espião." Refere-se a alguém que recolhe pistas e pedaços de informações sobre o caráter de uma pessoa e em seguida relaciona as informações para quem quiser ouvir. Infelizmente, estamos rodeados de gente assim. Que calunia, mente, detona o outro e nem sequer tem sentimento de culpa e depois diz até que é crente. O apostolo Tiago nos diz: "Todos tropeçamos de muitas maneiras. Se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, sendo também capaz de dominar todo o seu corpo". Essa é uma marca da verdadeira espiritualidade.

A palavra de Deus afirma em proverbio, capitulo 18 verso 21, que “a morte e a vida estão no poder da língua; o que bem a utiliza como seu fruto. Tem gente usando a língua para matar reputações, destruir imagens e desmoronar famílias. Alguém  pode perguntar por que isto acontece no meio do povo de Deus?
Entendo antes de tudo que isto é uma ação do diabo para destruir  servos de Deus. Destrói o caluniado e o caluniador. Ninguém me diga que mente e calunia, difama e continua crente, cheio do Espírito Santo e está  tudo certo. Com Deus não se brinca, com certeza o diabo está neste negocio. 

Outra razão que pode levar alguém tentar destruir reputações é problema de personalidades deformadas. Não venha me dizer que uma pessoa que tem prazer de matar moralmente outra pessoa é normal, e está tudo bem com ela. São pessoas patológicas, invejosas e às vezes até psicopatas. Alem disso, existem pessoas que fazem isso buscando algum resultado prático. Como o colega que calunia o outro para tomar o seu lugar na empresa ou na igreja, ou um pseudo pastor que arrebenta o outro para lançar a igreja contra ele para tomar posse de suas ovelhas ou de sua comunidade. Infelizmente servos de Deus crédulos acabam sendo iludidos por estes falsos lideres do povo de Deus.
Meus amigos vamos viver em paz, perdoar, amar e refrear nossa língua. Não pense que a língua que abençoa pode amaldiçoar e ficar por isto mesmo. Deus é justo e percebe tudo. Ou  quem faz isto se arrepende, pede perdão e retira o mal que fez ou pode pagar muito caro pelos lares destruídos e pelo que fez a igreja do Senhor Jesus.





Que Deus nos guarde de matar com a língua ou de morrer por causa dela.
Pastor Israel Alves Ferreira, presidente da Adesal.