sexta-feira, 17 de outubro de 2008

A CULTURA DO MEDO

Vivemos tempos trabalhosos. É o tempo do medo. É a cultura do medo que se instala no mundo todo. Nunca se viu tanto medo no mundo. Podemos dizer que no século 20 foi cultivado como nunca a cultura do medo no mundo. No século passado aconteceram as duas guerras mundiais. No século passado tambem se organizaou no mundo as maiores organizações terroristas, nunca vistas antes. Foi o tempo da mafia italiana, o tempo de Bin Laden, de Sadan Hussen, do Comunismo sovietico, da violencia na Alemanha com Hitler, do muralha de Berlim, do crescimento da violencia em todo o mundo inclusive no Brasil. Nunca se viu tanta violencia em nosso país como nos dias atuais. Podemos dizer que se instalou a democratizaçao da violencia. Em tempos mais distantes a violencia acontecia nos bolsoes de miseria. Era um problema social. Hoje a violencia em nosso pais esta por toda parte. Denis Mizne, diretor-executivo em São Paulo do Instituto Sou da Paz, faz referência a uma democratização do medo, que leva todos a se sentirem reféns da violência. "Isso mexe muito com a vida das pessoas e leva a reações irracionais, como armar-se ou se autoproteger sem se preocupar com a preservação da vida do outro", diz Mizne.Ele dá um exemplo bastante ilustrativo: após o atentado terrorista ao World Trade Center, em 11 de setembro de 2001, houve um aumento de 40% na venda de armas nos Estados Unidos. O que as pessoas poderiam fazer com um rifle na hora em que dois aviões e um arranha-céu caíam sobre suas cabeças é uma pergunta que desafia as explicações da razão. Agora, o que alguns adolescentes norte-americanos realmente fizeram com um rifle na mão, matando seus colegas de escola, todos sabem. O medo tambem se democratizou. o rico, o pobre, o culto e o ignorante estão morrendo de medo. O que levou a este medo generalizado?

Em primeiro lugar é a falta de Deus e de fé nas pesoas. O medo é resultado do pecado. quando Adao pecou no jardim do Edem, ele declarou ficquei com medo e me escondi(Gn 3.10). Tanto a violencia como o medo sao frutos da falta de Deus nas pessoas. É uma açao satanica para desestabilizar o mundo sem Deus o mundo cada vez será pior. Precisamos orar pelo nosso povo e pelas autoridades do nosso pais.
Outra causa do medo e da violencia é de carater emocional. Há um problema mental. Até um mosquito pode provocar um tiro. as pessoas compram armas, fazem muros altos. Até andando nas ruas consideram todos como bandidos. Tudo é uma ameaça. Tudo é um risco. tudo é um perigo. Todo mundo esta em situaçao de risco. Todo munda tenta se proteger. O medo é um transtorno psicológico, chamado transtorno fóbico que passa a ser um medo ate certo ponto inexplicavel e ilógico. É quando a reaçao é superior a açao. E isto pode gerar estresse, ansiedade e depressao. Há um sintoma coletivo. Todo mundo acaba assustado e doente. Vivemos um mundo patológico.
Ainda podemos falar na impotencia das autoridades. Quando vemos a maior potencia do mundo ficar impotente diante da violencia de 11 de setembro de 2001. Era um gigante ao chao. Isto acontece no pais com o maior e mais poderoso exercito do mundo, bem como a maior policia de inteligencia do munda ( a CIA). Se acontece isto com os EUA o que nao acontece conosco? Um pais mais deserganizado e desparado? Nao temos saida. Só Deus tendo misericordia de nós.
Como consequencia podemos citar muitas coisas que estao acontecendo no mundo:
- Há um medo generalzado. Todos nós vivemos assustados. Este medo se transformou numa fobia coletiva. Isto é tao grave que esta crise economica que envolve o mundo hoje tem muito a ver com esta cultura do medo. Este medo gera uma insegurança coletiva a ponto de ao ver uma baixa na bolsa de valores, de repente para de comprar e outros até de sair de casa. Muitos retiram o dinheiro da bolsa, da poupança. talvez ate paassem a colocarem o dinheiro debaixo do colchão. Muitos absurdos podem acontecer por apenas medo de ficar pobre ou de perder dinheiro. ha um medo coletivo. Na violencia de 11 de setembro nas torres de Nova Iorque as pessoas assustadas compraram armas. Outros correram para se concertarem com as suas igrejas. Outros pediram perdao a familia. Foram muitas reaçoes diferentes do normal. Foi uma catastrofe emocional.
O medo tambem pode gerar mais violencia. movidas pelo impulso do medo e instinto de defesa uma pessoa pode fazer coisas terriveis. Pode reagtir vilentamente e provovar mais violencia.
Outra voisa que pode acontecer é criar situaçoes perigosas para as futuras gerações. Estamos criando uma geraçao do medo. são tantas coisas que fazermos para nos proteger que estamos adoecendo a geraçao futura. Nos protegemos tanto. Muros altos, carros blindados, porte ilegal de armas e um medo exagerado vai sem duvida provocar em nossos filhos um medo patológico e traumático.
Este medo tambem pode gerar um custo cada vez maior nos orgaos públicos e privados. É muito caro para manter os bens que cada pessoa possui. Há um exagero de gastos em segurança por causa do medo. O medo é que move os custos contra a violencia.

Que Deus nos ajude a combater o medo e a violencia com amor, educaçao, orientaçao e muita fé. Que sejamos curados da cultura do medo. Só Jesus liberta voce do medo.

Um comentário:

Neemias disse...

Olá Pastor,

Faltou incluir aí o medo imposto pelos Estados Unidos da América, maior potência mundial.

Saudações

Neemias Paris