sábado, 9 de julho de 2011

DCD - DUVIDAR, CRITICAR, DETERMINAR

   Hoje  assistir o programa do Pr Silas Malafaia, quando ele citou este ensinamento de Augusto Cury. O psiquiatra cristão  orienta que nosso cérebro e nossa mente são seletivos. Isto quer dizer que nós não temos que colocar tudo em nossa mente. Isto quer dizer que não temos que acreditar em tudo que dizem ou em tudo que lemos. Coury mostra que nós devemos selecionar o que guardamos em nossa memória e para não guardarmos lixo em  nossa memória precisamos ao ouvir ou ler algo, em primeiro lugar duvidar. Duvide quando alguem fala mal dos outros, duvide quando alguem acusa  outro sem provas ou com provas falsas, Duvide quando você nao tem certeza das informações que está recebendo. Em segundo ele fala sobre criticar. Faça uma avaliação critica de tudo que você ouve e lê. Eu fui vítima de um pacote de mais de 20 páginas que  prepararam contra mim e até hoje tem gente pensando que dei cheque sem fundo quano os cheques ainda iriam vencer. Isto doi muito. Por isto defendo os  outros, mesmo que não gostem de mim. Quando ouço qualquer coisa procuro duvidar e criticar aquela informação para que eu não julgue mal as pessoas. Isto me faria mal. Determinar é depois que você tiver certeza. Determinar é abençoar ou negar veementemene. Determinar é tomar posse da benção. Determinar é não aceitar calunia contra ninguem, nem contra nós mesmos. Determinar é defender a verdade com veemência. Determinar é colocar a fé em ação. Determinar é defender o inocente com força total. Determinar é acreditar em Deus sem medo de ser feliz. Determinar é ter certeza do que crê e do que defende. Duvide, critique e determine e seja feliz.
      Quero chamar a atenção da afirmação do próprio Pr Silas Malafaia, um homem arguto, lider nacional em comunicação cristã, corajoso e destemido. Mas ele  mesmo nos ensinou a criticar e duvidar para depois determinar. Como ninguem é perfeito quero usar as palavras do proprio pastor Silas para falar que em alguns programas ele afirmou que a liderança da CGADB estava com uma molecagem e politicagem em relação ao centenário em Belem. Deixou claro que o Pr Manoel Ferreira lider de Madureira estaria presente e que o lider da convenção geral não confirmou e não estaria presente e que por política não aprovou a convenção da igreja mãe, tendo aprovado a convenção da Bahia, a CONFRAMADEB, com apenas 6 meses de inscrição na mesa. Até aí tudo bem, mas todas as afirmaçoes dele caiu por terra quando o Pr José Wellithon e toda diretoria foi a Belem duas vezes, estando na abertura das comemorações. Naquela mesma data a diretoria da convenção geral reconheceru a convenção da igreja mãe, num ato educado, gentil e honesto do nosso presidente nacional. Chegou a vez de Silas  Malafaia provar que é uma voz profética, uma voz de defesa da verdade. Não custa nada pedir desculpas publicamente em seus programas. Pessoas inteligentes reconhecem seus erros e pedem perdão ou desculpas. Assim ele não deixaria no ar que as acusações dele é só pra descaracteriszr a diretoria e a convenção, da qual ele foi vice presidente, só para tirar proveito e fazer crescer a sua igreja em cima dos erros dos outros. Mas se ele tiver a humildade para reconhecer os seus erros de avaliação e previsão, com ceteza diminuirá o desgastes que ele deu na liderança nacional e até nele mesmo, pois ele passou a ideia de uma pessoa truculanta. Pr Weliton e sua equipe merece um pedido de perdão e grandes homens pedem perdão.
    Outra pessoa que ficou devemdo foi o Pr Samuel Câmara que fez uma grande festa e uma comemoração digna da nossa igreja no Brasil, mas foi preconceituoso quando colocou em todos os programs a presença do lider de Madureira, mas esqueceu que a diretoria da CGADB compareceu a Belem não só para a abertura mas para reconhecer a convenção da igreja mãe. O progarama da CGADB colocou no ar a homenagem que a CGADB fez ao Pr Samuel Câmara, colocou sua palavra, colocou sem preconcdeito. ~
       Nós queremos a unidade de nossa igreja no Brasil. Não custa nada ser educado e gentil com o presidente que apesar de tudo, ainda o respeita e valoriza. Ainda é tempo do Pr Samuel Camara colocar no seu programa os fatos sem preconceito. Não estou duvidando mas estou criticando coisas que precisam ser concertadas para o bem de nossa igreja no Brasil e homens como Samuel e Silas são maiores do que estas picuinhas políticas e interesseiras.
    Chamao sua aatenção para a Bahia, ao ler um blog, um papel qualquer, duvide, criticque e se precisar determine a vitoria da verdade e a derrota da calunia e difamação.
                   Um abraço. Pr Israel

sábado, 2 de julho de 2011

COMO SURGIU UMA NOVA CONVENÇÃO DA AD NA BAHIA

A CGADB tem registrada hoje  em torno de 60 convenções regionais ou estaduais. Não existe nada de errado ter uma nova convenção em qualquer Estado da federação. Só lamento que muitas delas surgiram por falta de entendimento entre servos de Deus. Para nós participantes da nova convenção(CONFRAMADEB - CONVENÇÃO FRATERNAL DOS MINISTROS DAS ASSEMBLEIA DE DEUS DA BAHIA), sem dúvida foi uma grande vitoria quando na última assembleia Geral da CGADB em Cuiabá nossa convenção foi aprovada com apenas 10 votos contrários. O Brasil assembleiano entendeu que não tinha outra opção a não ser ter uma nova convenção em nosso Estado. Lamentamos  que o surgimento de uma nova convenção foi fruto de uma crise entre a CEADEB e a igreja  Assembléia de Deus em Salvador. Como estamos há um ano em um tremendo conflito, gostaria de trazer algumas explicações, haja vista que as pessoas não tem a nossa explicação por completo, pois temos sido econômicos para evitar aumentar a crise, mas algumas pessoas como um presbítero que acompanha o meu blog e já mandou duas mensagens desrespeitosas  que não publiquei pois entendi que o mesmo não tem a informação correta do que está acontecendo, e isto tem levado  a alimentar o odio no seu coração. Vou citar as responsabilidades do que está acontecendo no meu ponto de vista.
1 - RESPONSABILIDADE DA CEADEB - Há um ano atrás a ceadeb fez uma assembleia geral para tratar de um assunto relacionado com a nossa igreja e a diretoria da mesma. Esta assembleia geral foi baseada apenas em boatos. Boatos de  que estávamos nos separando daquela convenção.  Fizeram uma Assembleia Geral para tratar assunto da ADESAL sem convocar o presidente e diretoria da mesma. Naquela Assembleia decidiram que iam mandar cartas contra a pessoa do pastor da igreja, que iam colocar a igreja na justiça e que iam prejudicar em tudo a igreja, e fizeram.
  - Naquele mesmo dia veio uma comissão falar comigo  trazendo algumas propostas, inclusive para deixar a direção da igreja. Eu pedi uma semana para orar com os pastores de Salvador e depois daria a resposta. Só que aí está a coisa mais grave que a ceadeb cometeu, não respeitou a semana de oração. No meio daquela semana decidiram dividir a igreja de Salvador. E alguns pastores de setores de forma ilegal resolveu assumir com ondem da ceadeb as igrejas tornando-as independentes e se intitulando  presidentes delas, causando uma rebelião e divisão promovida por quem tinha que preservar a unidade. Ficaram ilegalmente com mais de 60 igrejas que pertenciam a ADESAL, inclusive templos que foram construídos pela igreja antes da ceadeb existir. Isto resultou em perdas espirituais, com muitos desviados, perdas de bens, perdas financeiras.
 - A CEADEB mandou 20 mil cartas cheias de mentiras contra o pastor da igreja para desestabilizar a fé do povo, colocando dúvida no coração do povo. O prejuízo que a CEADEB trouxe para a igreja do Senhor só a eternidade vai revelar.
 - Alem disso mandaram cartas mentirosas contra minha pessoa para todas as convenções filiadas a CGADB, atacando minha pessoa e minha imagem. Não fiquei pior pela misericordia de Deus e pela falta de credibilidade do presidente da ceadeb. Como pastores são  pessoas mais instruídas, não é tão fácil enganar. Os pastores logo perceberam, por exemplo que os cheques que eles estavam denunciando, não tinham ido no banco e que a maioria ainda ia vencer. Para os incautos passou como cheque sem fundo.
 - A ceadeb foi ao jornal Atarde e promoveu um escândalo contra a igreja levando o assunto ao conhecimento dos impios, prejudicando não só a Assembleia de Deus, mas todas igrejas evangélicas.
- A ceadeb foi á justiça contra a igreja. A igreja é ré neste processo.Também contra mim e outros pastores solicitando ao juiz que nomeasse um novo pastor para a igreja. Isto é certo? é bíblico? pois é isto que está pedido no processo que será instuido e julgado no próximo dia 7.
- A ceadeb entrou na justiça para cancelar consagração de obreiros em nossa igreja. Você acha que isto é correto? Quem manda na igreja é Deus ou o poder público. Ainda bem que o juiz com bom senso não concordou nemseguiu a mentalidade dos tais obreiros que se dizem homem de Deus e fazem bobagens como estas.

NOSSAS RESPONSABILIDADES. Alguém quis passar a ideia que dividimos a igreja, mas dividimos o que? Se  a ADESAL perdeu mais de 60 igrejas. Se levaram  de nossos templos os bens internos como som, cadeiras etc. Nós não saimos de templo algum, não fomos congregar em nenhum galpão ou outro local.  Se fosse nós que fizéssemos isto: nos apossados de templos, levando som, materiais, moveis,  seriamos chamados de ladrões. Mas o que eles fazem tudo é correto.
- Desligamento da ceadeb. Quando eles dividiram a igreja, nós entendemos naquele momento que não tinha como ficar filiado a uma instituição que não respeita uma igreja e em comum acordo 82 pastores se desligaram da ceadeb.
- Nos filiamos a CIMADEC, uma convenção de amigos nossos no estado do Ceará.
- Organizamos uma nova convenção chamada CONFRAMADEB. É bom lembrar que não é ilegal ter uma nova convenção. O estatuto da convenção geral prevê e regulamenta o surgimento de novas convenções. Então esta loucura e argumentos irresponsáveis nos chamando de rebeldes e divisores não passa de um ódio orquestrado contra a Adesal, que está no seu lugar.
- Entramos na justiça para reaver nossos templos. Todos que foram julgados foram devolvidos pela justiça, pois compreendeu ela que os pastores que fiaram ligados a ceadeb se apossaram bens que não lhes pertencem. Pode demorar ou não mas todos os templos voltarão para  o legítimo dono, que é a ADESAL.
- Não podemos negar que somos responsáveis pois já havia antes um debate sobre dever ou não dever dinheiro a CEADEB. A adesal não é filiada a ceadeb e nunca foi, pois a mesma é anterior  a ceadeb. Não existem filhos que nascem antes dos pais.  A Ceadeb explora as igrejas de forma terrível.  Nossa igreja gastara com a ceadeb entre 200 e 300 mil por ano e a única coisa que recebemos de volta foi calunia, desrespeito e difamação. A igreja desfrutou o que dos milhões que a ceadeb recebeu? A igreja pagou para apanhar.
       Uma coisa me chamou muito a atenção, se a ceadeb entrou na justiça para tomar a igreja para  ter o dominio sobre  ela porque a dividiu e tenta esfacela-la antes de uma decisao judicial? Será pelo prazer da violencia? Será porque já tinha certeza que não irá ganhar na justiça? É bom dizer que a igreja está muito prejudicada e vulnerável, por causa dos boatos, violencia e açoes irresponsáveis de pessoas ligadas a ceadeb, inclusive com carta de emancipação assinada pela diretoria da ceadeb.
     Fica uma pergunta no ar: Porque uma convenção dirigida por homens de Deus se esforçaria tanto para destruir uma igreja?
      Quero encerrar pedindo oração pela igreja na Bahia e informando a todos que não respondemos no jornal Atarde, não respondemos as cartas caluniadores, não falamos mal dos líderes da ceadeb, inclusive reunimos os obreiros e pedimos aos mesmos que orientasse o povo a  respeitar a unção do presidente da convenção e até daqueles que ficaram com nossos templos. Tenho a conciencia tranquila que não pequei contra Deus tocando nos seus ungidos.
    Depois de um ano de pressão intensa, de lutas terriveis, podemos afirmar que Deus continua no meio do seu povo e a igreja continua vencendo desafios. Só como exemplo posso citar, em novembro do ano passado batizamos em torno de 2500 pessoas e agora no batismo do centenário batizamos mais 1000 pessoas. Cerca de 3500 pessoas foram batizadas em apenas 7 meses. A igreja está viva e atuante. Com certeza está sofrendo, mas resistindo firme, esperando na vitoria que vem do Senhor.
     Orem por nós.

Pr Isarel Fereira