terça-feira, 1 de maio de 2012

1º de Maio: Dia do trabalhador



Nesta terça - feira, primeiro de maio é comemorado em todo o mundo, o dia internacional do trabalhador. No Brasil, a data passou a ser comemorada a partir do ano de 1938, no chamado estado novo do então presidente  Getúlio Vargas. A verdade é que nesse período Vargas ultilizou o primeiro de maio para fortalecer seu regime ditatorial, promovendo festas populares e concedendo benefícios a população. Nos dias atuais, os trabalhadores brasileiros têm vítimas dos interesses dos empresários, que sua maioria representam as grandes multinacionais que estão instaladas no território nacional. 



Histórico 

Em 1896, realizou-se uma manifestação de trabalhadores nas ruas de Chicago nos Estados Unidos da América, com  finalidade reivindicar a redução da jornada de trabalho para 8 horas diárias. O evento contou com a participação de milhares de pessoas, no mesmo ano foi realizada uma greve geral dos trabalhadores no país. No dia 3 de Maio, houve um pequeno levantante de alguns trabalhadores que acabou com uma ação mais enérgica polícia local e morte de alguns manifestantes. No dia seguinte, uma nova manifestação foi organizada como protesto pelos acontecimentos dos dias anteriores, tendo terminado com o lançamento de uma bomba por desconhecidos para o meio dos policiais que começavam a dispersar os manifestantes, matando sete agentes. A polícia abriu então fogo sobre a multidão, matando doze pessoas e ferindo dezenas. Essas lutas trouxe muitos benefícios não aos trabalhadores americanos, como também aos de todos países da América latina, e em especial aos brasileiros. 


O trabalho a luz da Bíblia

O trabalho teve sua origem no Jardim do Éden. No momento que o homem pecou, Deus determinou que humanidade comeria com o suor do seu rosto. E de cá, tem sido só trabalho. No entanto, o Senhor abomina o homem ocioso, Salomão, no livro de Provérbio declarar " vai ter com a formiga ó preguiçoso". 
Enfim, o homem precisa trabalhar, ter uma ocupação, até porque, o Senhor não chama desocupados para sua obra. Um exemplo claro disso foi Pedro que ao ser convocado por  Jesus estava trabalhando.

Por seu histórico de lutas e conquistas, eu quero desejar um feliz dia do trabalhador ao povo brasileiro, e em especial aos membros da Adesal.

Um forte Abraço.

Pastor Israel Alves Ferreira e família. 


Nenhum comentário: