sexta-feira, 16 de maio de 2008

casamentos fracassados X casametnos bem sucedidos

Queridos
Sempre nos perguntamos: porque pessoas que se amam se casam e depois fracassam?Porque se amam tanto e depois brigam até a separaçao? Porque somos surpreendidos por conflitos em pessoas que parece tanto com casais bem sucedidos? E quando um moço e uma moço que creem em Deus, casam na vontade de Deus como é que depois acabam numa crise? São perguntas inquietantes, que nos preocupam muito.
Um casamento é feito com duas pessoas, duas naturezas, duas histórias. E Deus não faz aquilo que nós temos que fazer. Tem uma parte que cabe a cada cônjuge fazer e quando isto falha o casamento falha, mesmo Deus querendo abençoar o casamento. Quando voce não consegue fazer a sua parte aí começa o problema.

O primeiro desafio é o da compreensão. Na verdade é aquilo chamado de incompatibilidade de gênios. Mas isto é uma desculpa sem sentido para termos problemas, porque todas as pessoas são a priori incompatíveis. Ninguem é perfeito. Ninguem nasceu no formato do outro. Ninguem é igual ou pensa igual ao outro. Então compreender o outro e aceita-lo como é, torna-se segredo para uma vida de paz e de amor. Se vence a incompatibilidade entendendo que todos são diferentes e tem que haver concessões, renunciar pontos de vista, se adaptar a nova realidade e a nova pessoa que fará parte de nossa vida até que a morte separe.
Precisamos construir uma relação de confiança como cônjuges. É preciso trabalhar o ciúme, a fim de transformá-lo apenas num cuidadoso zelo. O ciúme destroi a relação. Mata o amor. Faz muito mal aos parceiros. Desenvolva um processo de entendimento e compreensão.
Para que tenhamos casamentos bem sucedidos e não fracassados precisamos vencer nossos descontroles temperamentais. Pessoas que enfatizam os aspectos negativos dos temperamentos com certeza vão ter problema no relacionamento. Tem que ter controle sobre o temperamento. Se nós não tivermos controle emocional e temperamental será muito dificil a convivência. Se esforce, melhore suas emoçoes e melhore sua relaçao matrimonial.
Outra coisa importante é ser curado, sarado, sossegado. Pessoas que trazem traumas da infância acaba até incoscientemente se tornando um problema para si mesmas e para o outro. Pessoas que carregam traumas produzem neuroses, doenças, maus hábitos, comportamentos doentios e muitas angustias, inclusive na área da relaçao íntima. Os traumas geram nervosismos, ciumes, desconfiança, mau humor, comportamentos estranhos, transtornos sexuais e muitos outros sintomas. Cuide de sua saúde emocional. Vá ao médico, ao psicólogo, ao psicanalista, ao conselheiro matrimônial. Busque ajuda. Não se conforme com este seu comportamento que dificulta terrivelmente a relaçao. Busque a Deus, sempre há uma saida.
Nas próximas semanas prosseguirei falando sobre a relação familiar. Mas seja abençoado no seu relacionamento. Tenha certeza que você pode melhorar. Seu casamento pode ter sucesso. Se tem sido um fracasso tenha certeza que tudo pode mudar.
Um abraço. Pr Israel

Um comentário:

Igreja pentecostal Deus é a nossa Força disse...

gostei do estudo sobre o casamento munito bom pastor deus li abençoie sempre