segunda-feira, 5 de maio de 2008

PORQUE FAMÍLIAS FRACASSAM

Querido irmão e amigo!
Durante este mês de maio vou fazer alguns comentários sobre a familia. Hoje quero chamar a sua atençao para tantos fracasso na instituiçao chamada familia. Temos visto familias sendo destruidas, crianças sendo vilentadas, jovens usando drogas, mulheres sendo violentadas pelos seus proprios maridos, casamentos em conflitos, desrespeito entre conjuges, infidelidade, jovens desnorteados, casamentos de pessoas do mesmo sexo e muito mais. E a perqunta que não nos deixa calar é: o que esta acontecendo com a mais antiga e sagrada das instituiçoes?
Sem dúvida há uma questão espiritual envolvida. O diabo luta contra tudo que Deus fez. É tantas coisas terriveis que tem acontecido contra a familia com a relativizaçao dos valores basicos, da fé e da moral. Com a imoralidade, a violencia, o pecado tomando conta das relaçoes familiares. A questão da familia passa pelo espiritual. Quando não tem lugar para Deus, tem lugar para o mal, o divórcio, a violencia.
Creio que a familia moderna é outra causa destruidora. Familia moderna é a familia sem unidade. É a familia formada de uma mãe solteira ou do filho criado com os avós, familias de pais separados. É a não familia. Porque familia é uma organizaçao de marido, mulher e filhos e isto está ficando fora da moda. Estamos organizando uma geraçao desorganizada, cheia de violencia e de diversos transtornos mentais. Segundo a Biblia o sucesso da familia está diretamente relacionado com o amor entre um homem e uma mulher e filhos saudaveis. Neste ponto eu gosto muito da psicanálise, principalmente do Jaques Lacan o qual fala sobre a funçao paterna e materna. Lacan fala sobre a importancia dos pais na formaçao da personalidade dos filhos. Sem pais equilibrados é impossivel ter filhos saudáveis. A revista Istoé edição 2006 traz uma importante matéria sobre a saúde da familia na qual afirma que a participaçao da familia melhora o controle de doenças como a asma, comprovou um estudo da Universidade de Hong Kong. os filhos de casais que fizeram terapia familiar tiveram menos sintoma e mais adesão. Esta reportagem mostra que a saúde mental e física está relacionada diretamente ao sucesso do amor da familia. Familias em conflitos, filhos revoltados, doentes e até marginalizados.
A situaçao se complica quando os pais perdem o controle sobre os filhos, permitindo que os mesmos tragam suas namoradas para fazerem sexo dentro de suas proprias casas, quando o governo gasta dinheiro para campanhas contra a aids, incentivando o sexo precoce, sem nunca orientar sobre a importancia do casamento. O resultado é que adolescente engravidam e vão ter filhos desorientados e muitos deles terminarão em situaçoes lamentaveis. Como um abismo vai chamando outro abismo, o futuro é cada vez mais preocupante para a familia.
Então convido você a refletir sobre a familia e que podemos fazer para melhorar. Precisamos nos tornar profetas de Deus para abençoar as familias e orientar os jovens sobre a importancia de familias equilibradas e cheias de amor.
Vamos nos esforçar e lutar para salvar a familia. Voce pode fazer alguma coisa? então faça. Dê o seu melhor por esta causa.
Pr Israel

Nenhum comentário: