terça-feira, 6 de abril de 2010

CARISMA X CARATER

"De tanto ver trinfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver crescer a injustiça, de tanto ver agigantar o poder nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar-se da virtude, a rir-se da honra e ter vergonha de ser honesto". Começo esta palavra com este pensamento do grande baiano Rui Barbosa. Parece uma profecia em nosso tempo, no mundo todo e principalmente em nosso país. Isto se cumpre no mensalão do PT e no mensalão do DEM. Homens com tanto poder na mão, com tanto carisma e com tanta falta de vergonha. Homens que tem carisma mas falta carater. Políticos roubam, padres corrompem menores, pastores se vendem a políticos, esposos traem suas esposas, políticos traem seus eleitores, comerciantes mentem para levarem vantagens, cristaos arrumam um jeitinho de ganhar dinheiro sendo desonestos. Que mundo é este? Chegamos ao ponto de ser honesto significar ser fraco, bobo, idiota. Ser íntegro é não ter jogo de cintura. Para viver hoje, segundo estes conceitos hodiernos os homens precisam de jogadas sujas, de mentira, de ganhar dinheiro fácil, de corrupçao nos negócios, de superfaturamento de obras e por aí vai.
Quantas vezes ouço pessoas dizerem: este pregador é meio enrolado mas prega muito. Misericórdia! Outros dizem: nosso prefeito ou nosso governador rouba mas faz. E o pior é que isto parece normal. As pesoas não se envergonham mais dos seus erros, dos seus adulterios, dos seus roubos. Istro é chamado hoje de jogo de cintura, de sabedoria e de inteligencia.
Ser carismático é ser convincente com as palavras e os sorrisos mas ter um caráter correto é viver o que prega, é viver o que ensina, é fazer o que convence os outros a fazerem.
Ser carismático é induzir os outros para um caminho mas ter um carater equilibrado é ser exemplo a ser seguido neste caminho.
Ser carismátrico é apresentar as suas máscaras de tal forma que a mentira pareça verdade, mas alguem com carater cristão é viver na verdade sem máscaras.
Mas nós podemos ter graça e verdade ao mesmo tempo. Podemos e devemos ter carisma e caráter ao mesmo tempo. Se partirmos do principio que carisma vem de uma palavra grega que segnifica dom ou carisma é dom de Deus. Esta forma convicente de ser é uma dádiva de Deus. Usar isto para o bem ou mal é um ato de sabedoria ou loucura do homem. Seja carismático sem abrir mão de manter uma vida digna, correta, honesta e equilibrada. Que Deus nos ajude.

4 comentários:

Eunacurso disse...

Caráter e Carisma

Muito Bom o texto, em quem acreditaremos então? Até mesmo os Políticos que usam da Igreja como mostrou o vídeo do Arruda nos enganam com seus dicursos carismáticos ,subjacentes a esses discursos as piores intenções, e práticas mais espúrias.E nao so tem Mensalão do PT E DEM não viu Ilustre Pastor, Tem tb do PSDB, que sabemos que o caixa dois do PSDB vem de fora do capital externo, pq as Grandes Potencias tem lá o olho Gordo na PETROBRÁS QUE ELES querem transformar Petrobrax!Que Deus me Proteja de Serra e entre outros fantoches do capitalismo!

Mais o Texto foi perfeito, nâo obstante de ser Pastor e ter uma posição conservadora, consegue se desvencilhar do tradiconalismo e ser um Homem pluricultural, ou seja, consegue enxergar por vários ângulos.Parbéns!

www.blogospelogia.blogspot.com

Iraci disse...

Pastor.
Concordo plenamente quando o Sr. diz: "Ser carismático é ser convincente com as palavras e os sorrisos mas ter um caráter correto é viver o que prega, é viver o que ensina, é fazer o que convence os outros a fazerem."
Isto mesmo. Não adianta usar o carisma que se tem para , cometer atos desonestos, camuflados pelo jogo de cinturas que muitos dizem ter, transformando mentiras em verdades; escondendo a falta de caráter, atrás de um falso carisma. Viver o que se prega é imprescindivel para firmeza de uma vida espiritual sadia!
Que Deus nos ajude nas nossa fraquezas.
Não vi no seu Blog a opção de seguir, mas gostaria de segui-lo. Sou membro da Adesal, nascida e criada na Liberdade. Agora, passei a congregar no Iguatemi. Que Deus abençoe ricamente seu Ministério.

"boas novas para o mundo" disse...

O REVERENDO ISRAEL ALVES, MEU PASTOR, OUTRA VEZ NOS IMPACTAR COM A FORÇA DO SEU CORAÇÃO E A AUDÁCIA DA SUA ESCRITA. POR SER UM HOMEM QUE SE INTERESSA TANTO PELO O BEM ESTAR ESPIRITUAL E SOCIAL DO POVO. QUE HÁ DE SE ESPERAR EM UM MUNDO ONDE "VAMPIROS E MONSTROS" SÃO DO BEM. TRAFICANTES SÃO HERÓIS E CRIANÇAS E ADOLESCENTES VIRAM BANDIDOS. OS CORRUPTOS RENUNCIAM OS CARGO POLÍTICOS E NO PROXIMO PLEBISCITO SÃO REELEITOS. OS INJUSTOS SÃO OS QUE FAZEM JUSTIÇA ETC,ETC E ETC.
SÓ HA UM PARADIGMA (PELO MENOS DEVERIA SER)DA VERDADE PARA ESTA SOCIEDADE "IGREJA" . POR DEUS, NÃO FALHEMOS.

"boas novas para o mundo" disse...

o reverendo Israel alves, meu pastor, vem atraves deste texto, revelar-nos a grande verdade "carisma x carater". Eu pergunto afinal o que é certo e errado? No mundo em que as virtudes são exaltadas e o carater e enojado. Só que é o carater que determinar o agir correto. É do carater que brota todas as atitudes eticamente louváveis.
Muito bom.