sexta-feira, 4 de abril de 2008

A VIOLENCIA DOS ULTIMOS DIAS

Queridos amigos
A Biblia diz em Gn 6.11: "a terra estava corrompida á vista de Deus e cheia de violência". Nunca se viu tanta violência. Em nossa cidade de Salvador com a policia civil em greve 55 pessoas foram assassinadas e milhares de ocorrências não foram investigadas. Nosso irmão Neves, major da policia militar recebeu 6 tiros e está em uma Uti de hospital. No Brasil a coisa se complica cada vez mais nos grandes centros. Nesta semana em especial aconteceram fatos estarrecedores. Uma criança é jogada de uma janela morrendo lá na calçada. Outra criança cai do quarto andar e se salva com vida. A violência não perdoa criança nem idosos. Vários fatos relacionados com idosos sendo espancados por quem é pago para cuidar deles. E a violencia sexual? Pedofilia, estupros, psicopatia e muito mais. A situaçao fica muito mais amarga quando temos informaçoes que a violência contra crianças acontece muito mais no contexto familiar. São crianças violentadas fisicamente. De uma forma assustadora as estatísticas indicam que mais de 80 por cento dos casos de violencia sexual acontece com parentes intimos. Isto é uma calamidade. Uma tragédia.
De onde vem a violencia? segundo o texto que citamos a violencia nasce no pecado. Quando Adão saiu do Eden, depois de algum tempo, aconteceu o primeiro assassinato, dentro da familia. Um irmão assassinou o outro. Daí a violência não parou mais. Mas existem muitas outras causas da violencia. A educaçao familiar pode ser uma causa terrivel, pois lares cheios de violência entre marido e mulher e entre pais e filhos se tornam verdadeiras escolas de violência. Outra escola de violência é a midia, a televisão, principalmente. São milhões de tiros e de mortes a cada ano nos filmes e novelas. Sem dúvida alguma os joguinhos como video game, se tornam outro vilão da violência. Aquilo passa para a mente das crianças e adolescentes e então surge uma geração violenta. Nutrimos violencia em nossos lares com palavras, gestos e ações.
Ainda podemos citar a impunidade, as leis frágeis e os interminaveis recursos jurídicos como um ingredinte que nutre a violência em nosso pais.
O que fazer? É a grande pergunta. Com certeza não se resolve o problema da violência em um curto prazo.Tem que ter um programa de longo prazo. Desde a educação familiar, no que diz respeito ao exemplo dos pais, o cuidado com a televisão e o video game, o amor e a compreensão no contexto familiar. Temos que pensar que é "preciso educar as crianças para não precisar castigar os homens". Salomão afirma em Prv 22.6: Ensina a criança no caminho que deve andar e quando estiver velho não se desviará dele". O governo precisa investir na escola em campanhas contra a violência e pela paz. Não só campanhas frias e distantes, mas educação mesmo. Precisa isto ser curricular, para que no futurto haja paz entre as pessoas. Temos que cuidar da violência preventivamente cuidando da familia e dos alunos nas escolas. Depois podemos cuidar do confronto contra a violência, desarmando os marginais, punindo-os, e também criando leis mais severas. Mas não podemos esquecer de investir nos policiais, preparando-os e lhes dando um salário digno, para evitar a corrupção.
Finalmente precisamos pregar o evangelho, combater as drogas preventivamente ou cuidando dos drogados, mas acima de tudo expulsar os demônios da violência que estão por toda parte, seja no lar, na escola ou nas ruas. Tenha certeza que o evangelho liberta, orienta, educa e muda circunstancias.
Por um mundo de paz e sem violência
Um abraço
Pastor Israel

Nenhum comentário: