quinta-feira, 15 de abril de 2010

crise familiar gera violencia

Com muita tristeza trago este assunto para nossa reflexão. Há dois dias uma criança de 14 anos, acompanhado de alguns marginais adultos, assassinou um jovem advogado de 27 anos e 4 meses de casado, quando ia buscar a esposa no trabalho. Isto é um fato recorrente. Nunca se viu tantas crianças envolvidas com drogas e criminalidade, pois uma coisa está ligada a outra. Dizem as autoridades que 80% dos crimes, atualmente está ligado ás drogas. Basta te dizer que este ano no Brasil teremos mais de 800 mil adolescentes grávidas e deste número pelo menos 200 mil farão aborto e os filhos que nascerem serão, quase na totalidade, criados sem pai ou sem mãe. Criados sem limittes e sem referenciais. Criados sem Deus e sem esperança. A maioria sem educação adequada e sem principios que norteiam uma vida. São futuros delinquentes, na maioria dos casos. Vivemos neste tempo uma geraçao de pais modernos, de pais que não dão limites aos filhos. Pais que violentam seus filhos. Inclusive, vale salientar que 70 a 80% dos atos de violencia a menores, tanto física, quanto sexual, moral e emocional são realizadas por pessoas íntmas como pai, mãe, outros parentes e vizinhos. Tudo isto vai produzindo uma geraçao de crianças e adolescentes pervertidos. Uma geraçao totalmente destruida. Professores são agredidos nas escolas. Alunos brigam e se matam em plena sala de aula. Sem dúvida, este é um tempo trabalhoso e complicado para se viver neste mundo.
Entendo que as causas são espirituais, porque o diabo veio para destruir e enganar as pessoas. Há uma crise espiritual sem precendentes. Só Deus pode mudar isto. As causas tambem são emocionais, pois somos construidos emocionalmente em nosso lar. O ambiente do lar, da igreja e da escola é formador do caráter e da saude emocional. Os traumas que provocam os transtornos de caráter e psicológicos são adquiridos nos maus tratos na infancia ou mesmo na falta de limite, falta de pai ou de mãe. Outra coisa grave é o nível moral da sociedade que está em queda livre para o abismo. A cada dia vemos a violencia e a imoralidade dentro das familias. Familias totalmente destruidas e disfuncionais, oferecendo á sociedade filhos deturpados, violentados e violentos o que resulta nesta violencia que não tem policia que dê jeito. Por outro lado a violencia se tornou uma grande escola, um grande e destruidor aprendizado. Eles aprendem em casa, na rua, na escola, na mídia, nos jogos de video game e em muitas outras fontes do mal.
O que fazzer? Creio que como cristãos nós podemos orar, cuidar de nossos filhos, cuidar das crianças em nosso trabalho de Escola Dominical e nas ruas da cidade. Podemos orientar e orar pelas familias, Podemar ajudar restaurar familias e ajudar crianças, jovens e adolescentes e terem um novo destino de paz e não o destino das drogas, da violencia e da morte. Podemos levar uma geração quase destruida a voltar a ter sonhos. Outra coisa que precisa acontecer é termos professores treinados para lidar com os traumas desta geração. A geração do futuro de nossa sociedade e de nossa igreja. Para isto os professores precisariam ser treinados para lidar com uma geração traumatizada. Os governantes precisam treinar os professores em psicologia, psicanálise, psicopedagogia e familia, para enfrentarem este tão grande desafio. Precisamos de investimento em educação e recuperação de nossas crianças, jovens e adolescentes. Se as autoridades não abrirem os olhos para esta realidade, certamente esta sociedade está destruida. Creio que ainda se pode amenizar esta terrivel realidade.
Precisamos fazer nossa parte neste grande desafio. Como servos de Deus podemos fazer muito mais do que estamos fazendo. Cuidar da familia, treinando-a, edificando-a, curando-a e restaurando-a. Nós podemos fazer um grande trabalho de apoio as familias. Cada líder, cada cristão e cada servo de Deus pode fazer algo mais pelas familias.
Que Deus nos ajude. Pr Israel

Um comentário:

"boas novas para o mundo" disse...

Meu pastor, só tenho que orar e dizer: maranata "ora vem Senhor jesus"!