segunda-feira, 7 de maio de 2012

O amor em família


O grande segredo para se ter um casamento feliz e duradouro é o amor. O amor nasce em Deus que também é o autor  do casamento no jardim do Eden. Na primeira carta do apóstolo  Paulo aos Coríntios, no capitulo 13, ele fala sobre o verdadeiro amor. Vejamos:

1ª O verdadeiro amor é sacrificial

O amor levou Jesus à cruz para nos salvar. O mesmo apóstolo Paulo na carta aos Efésios, no capítulo 5 diz que, o marido deve amar a sua esposa como Cristo amou a igreja. Amor sacrificial. É o amor que faz a mãe perder noites para cuidar de seu filho. É o amor que faz o marido  fazer tudo para agradar sua mulher e a mulher superar sua própria natureza para satisfazer seu marido nos mínimos detalhes. É o amor que motiva os filhos a cuidarem de seus pais na terceira idade. É o esforço de todos para manter a paz, para não permitir que a família seja destruída.  O amor é a chave da vitória na família.

2ª O verdadeiro amor  é compreensivo 

Buscar e compreender o outro é um grande segredo, pois todos somos diferentes. Diferentes pelo sexo, homem ou mulher, pelos temperamentos. Nos diferimos uns dos outros pela nossa formação emocional, proveniente do ambiente que fomos criados e educados. Somos também em função da faixa etária de cada um de nós. Em cada idade pensamos de forma própria da nossa idade, cultura e muitas outras diferenças. Cada pai, mãe, filho, marido e esposa precisa buscar sabedoria da parte de Deus para entender e compreender o outro, com todas as suas peculiaridades. O amor nos leva a compreender e até suportar o outro, como diz Paulo, ” o amor tudo suporta”. Quem ama compreende e suporta o outro como o outro é. Ame e compreenda o outro e seja feliz.

3ª O verdadeiro amor é perdoador

Quem ama perdoa. A família precisa exercitar o perdão. Quando Jesus declarou: “ame o teu próximo como a ti mesmo” Ele estava falando de algo muito importante, pois é o próximo que nos ama, mas também que nos fere, nos ofende, nos atribula. A convivência  nos leva a conhecer melhor o outro. Não conhecemos só lado bom do outro. O tempo nos leva a conhecer o lado sombra, o lado frágil, o lado negativo do outro. Daí vem a necessidade de reconciliar, concertar e recomeçar. Pedir perdão e perdoar o outro é o segredo para permanecer vivo e ativo nosso amor pelo outro. É bíblico, é psicológico, é educado, é divino perdoar o outro. Faça isto e tenha um casamento e uma família abençoada. 

 4ª O amor garante um casamento longo e saudável

É o amor que compreende, suporta, perdoa e ajuda, é ele que nos faz ter perseverança e persistência. O amor nos faz vencer as barreiras do tempo, do temperamento e do comportamento. Com um amor profundo  e com Deus no controle, nossa família jamais será destruída pelas setas do diabo. Vamos amar com todas as nossas  forças e com todos nossos esforços. Renunciar nossa vontade, corrigir nossos erros, ter a humildade de pedir perdão e perdoar. Ter a capacidade de recomeçar, orar e pedir vitória ao senhor, pois Ele nos levará a ter um casamento abençoado e uma vida longa de bênçãos e sucessos.


Que Deus abençoe nossas famílias hoje e para todo sempre

Um grande abraço, 

Pastor Israel Alves.



Nenhum comentário: