sábado, 12 de maio de 2012

Os desafios para os jovens cristão no séc XXI

Eu li uma reportagem esta semana sobre um jovem cristão, fiel aos princípios bíblicos e um site de infidelidade que ofereceu um milhão de dólares para quem levar este jovem a cometer pecado. 
A virgindade de Tim Tebowjogador de futebol americano declaradamente cristão, tem incomodado a muitos e virado até mesmo motivo para piadas. Dessa vez o site de infidelidade AshleyMadison está oferecendo um milhão de dólares para quem conseguir provar que já teve relações sexuais com o astro.
Sucesso por suas participações vestindo o uniforme do Denver Broncos, o quarterback de 24 anos foi contratado pelo New York Jets e essa mudança fez com que o CEO do site, Neal Biderman, passasse a apostar que ele não vai continuar virgem por muito tempo. Isso porque a cidade de Nova York oferece muitos atrativos para os jovens como boates e clubes que podem levar o jovem cristão a decidir provar os prazeres da juventude.“Eu garanto que nenhum homem do estilo de Tim Tebow poderia sobreviver uma temporada em Nova York sem sucumbir às tentações da cidade”, brincou Neal Biderman,o dono do site.
Chegamos a um tempo que ser correto é careta, feio e motivo de piadas. O famoso jurista e escritor Rui Barbosa afirmou que chegaria o tempo que se teria vergonha de ser honesto. Está  pior do que o que ele disse. Se tornou escândalo ser correto, digno fiel.  Por isso, é  desafiador ser um jovem crente fiel nesses dias difíceis.

Desafios espirituais

Existem muitos e tremendos desafios para os jovens de hoje, começaremos pelos espirituais. Os jovens cristãos são vítimas de tentações diversas, motivos zombarias pelos colegas,  menosprezo dos pecadores, e por ai vai. Por outro lado, os mesmos se sentem em crise espiritual quando houve falar de tantos escândalos com líderes cristãos. Os jovens enfrentam também problemas de ordem intelectual. Quando vai pra escola ou faculdade lá estão os estudos para desfazer da Biblia. Lá estão as teorias, como a da evolução e muitas outras tentando desmoralizar a Palavra de Deus.
Ai vem a pergunta do salmista: “como pode o mancebo purificar seu caminha? A resposta: Observando a palavra do Senhor. Salmo 119.9. Pode um jovem se mantem fiel  em um tempo tão difícil? Só com muita graça de Deus.


Desafios emocionais

Como se comportar? Como encontrar equilíbrio? Neste contexto estão os sentimentos, desejos, pensamentos e as paixões. Os jovens são muito tentados. São tantas pessoas do sexo oposto lhe tentando. São tantos pensamentos que rodeiam sua mente. São tantas coisas para despertar tantos desejos. 
Que Deus ajude e guarde nossos jovens.

Os jovens e a mídia

A televisão, os filmes, os sites de relacionamentos da internet (orkult, facebook, twitter) promovem todo tipo de mentiras e seduções para atrair os nossos jovens. Como eles podem se comportar diante da mídia? Será uma forma sábia de utilizar a internet? Pois na internet, as pessoas mentem, namoram, traem, enganam. Além disso, podem usar a grande rede para evangelizar, ganhar dinheiro e muitas outras coisas. Que Deus oriente os nossos jovens para utilizar melhor a internet e os outros meios de comunicação.

 Desafios na vida sentimental

 Como quem deve namorar ou casar?  Com quem deve conviver?  O apóstolo Paulo afirma que as más conversações corrompem os bons costumes. Então os jovens precisam de muito cuidado para descobrir com quem vai  convier  a vida inteira. Só Deus pode ajudar.

Veja o testemunho do jovem americano que colocou no seu coração em não se contaminar, mesmo sendo um jovem rico e famoso. Um grande jogador de futebol americano que  dá exemplo para todos os jovens do mundo sobre a fidelidade ao Senhor.

Seja fiel ao Senhor e tenha uma vida abençoada. A fidelidade é uma semente que você lança sobre a terra que no tempo certo dará o seu futuro. No futuro você vai ter muitas vitorias para contar.


Um forte abraço


Pastor Israel Ferreira


3 comentários:

Sarah disse...

Parabéns pelo blog. Não é de hoje que admiro o que escreve. Que Deus lhe conceda longa vida.Um Grande abraço.

Sarah disse...

Parabéns pelo blog. Não é de hoje que admiro o que escreve. Que Deus lhe conceda longa vida.Um Grande abraço.

Sarah disse...

Parabéns pelo blog. Não é de hoje que admiro o que escreve. Que Deus lhe conceda longa vida.Um Grande abraço.