quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

O VERDADEIRO SIGNIFICADO DO NATAL


Crédito: Foto: Internet.
O natal é falado, cantado, comemorado e discutido em todo o mundo. Através deste texto busco passar alguns esclarecimentos, principalmente sobre a comemoração ou não do natal. Existem servos de Deus que acham que o natal é uma festa pagã, por isso, nós evangélicos, não deveríamos comemorar - lo, e sim, ignorar a data. O que na verdade  eu entendo é que as comemorações, na sua maioria são de origens pagãs, mas o natal não é pagão.
A palavra natal, já foi nātālis no latim, e deriva  do verbo nāscor (nāsceris, nāscī, nātus sum) que tem sentido de nascer. Como a palavra natal significa nascer, não podemos negar que Jesus nasceu, portanto, não podemos negar o natal.
 Desde o século IV, a igreja católica instituiu a data 25 de dezembro, como o nascimento de Jesus e também o natal, por isso, que tem fundamento pagão. Já nas culturas antigas, na referida data é comemorado o dia do deus sol, e também o início do inverno.
Sabemos que em função de ser inverno, não foi  em dezembro que o nosso senhor Jesus nasceu, pois a Bíblia diz que os pastores estavam no campo cuidando dos seus rebanhos (Lc 2.8). No inverno, naquela região os pastores ficam em algum lugar com suas ovelhas, a fim de protegê-las do frio. Alguns estudiosos dizem que a data do nascimento de Jesus foi no mês de outubro, mas não podem afirmar. A data, com certeza não é importante, o essencial é saber que Ele nasceu para ser nosso Salvador. Não podemos amaldiçoar o natal, pois é verdadeiro, sem importar a data.
Outra coisa que chama a atenção de estudiosos são os símbolo a maioria é de origem pagã.

ARVORE DE NATAL.

No mundo, milhares de famílias celebram o Natal ao redor de uma árvore. A árvore, símbolo da vida, uma tradição mais antiga do que o próprio Cristianismo, e não é exclusiva de uma só religião.

Muito antes de existir o Natal, os egípcios traziam galhos verdes de palmeiras para dentro de suas casas, no dia mais curto do ano em dezembro como um símbolo de triunfo da vida sobre a morte.
A origem desse adorno (talvez o mais representativo do Natal), também remonta a antigas práticas pagãs. A Enciclopédia Barsa, vol. 11, pg. 274, diz: “A árvore de Natal é de origem germânica, datando do tempo de São Bonifácio. Foi adotada para substituir os sacrifícios ao carvalho sagrado de ODIN, adorando-se uma árvore, em homenagem ao Deus-menino.
Já o costume de ornamentar a árvore pode ter surgido do hábito que os Druidas tinham de decorar velhos carvalhos com maçãs douradas para as festividades deste mesmo dia do ano.


Acredita-se que esta tradição, no cristianismo começou em 1530, na Alemanha, com Martinho Lutero.

Certa noite, enquanto caminhava pela floresta, Lutero ficou impressionado com a beleza dos pinheiros cobertos de neve. As estrelas do céu ajudaram a compor a imagem que Lutero reproduziu com galhos de árvore em sua casa. Além das estrelas, algodão e outros enfeites, ele utilizou velas acesas para mostrar aos seus familiares a bela cena que havia presenciado na floresta.

CARTÃO DE NATAL

A prática de enviar cartões de Natal surgiu na Inglaterra, no ano de 1843. Em 1849, os primeiros cartões populares de Natal começaram a ser vendidos por um artista inglês chamado William Egly. É até uma forma de solidariedade que não tem nada de errado nas festas natalinas.



O PRESÉPIO

O presepio também é um importante iten para a decoração natalina. Ele mostra o cenário do nascimento de Jesus, ou seja, uma manjedoura, os animais, os reis Magos e os pais do menino. Esta tradição de montar presépios teve início com o Frei São Francisco de Assis, no século XIII.





TROCA DE PRESENTES

A troca de presentes surgiu como um ritual nórdico, o qual exigia que eles fossem para as montanhas de madrugada e lá chorassem, fazendo seus sacrifícios. Esperavam os primeiros raios de sol da manhã e entregavam presentes uns aos outros, em adoração, dizendo: “Que você jamais esqueçam dos deuses sobre nós”. O presente significa eternizar o pacto. Há quem diga que a troca de presentes surgiu deste ritual, mas não existe nada de errado em trocar presentes em qualquer época do no ano, inclusive no final do ano. É uma forma de solidariedade entre as pessoas.


SINOS

Os sinos emitem sons agradáveis e audíveis à distância, e são tocados em ocasiões geralmente festivas. Fazem parte do campanário das igrejas e também têm uso particular. Servem para enviar mensagens pelo ar. E a grande mensagem é o nascimento de Jesus. Por isso, o sino é o sinal de anúncio e alegria para todos. Não há nenhum fundo no paganismo.





PAPAI NOEL

Tudo começou com o bispo Nicholas de Smyrna, ou Mira Izmir), atualmente se localiza  a Turquia. Nicholas viveu no século IV, da era cristã, quando o Cristianismo estabelecia sua modernidade em Bizâncio e não em Roma, apesar de coexistirem Papas e líderes bizantinos. Conta a lenda, que ele era muito rico e generoso, sempre dando presentes para as crianças. Tinha o hábito de jogar presentes para as crianças pobres pelas janelas de suas casas.
A Igreja Ortodoxa Bizantina elevou Nicholas ao status de "milagreiro". Em sua honra, foi construída uma catedral na Rússia, hoje, a mais antiga do país. A Igreja Católica Romana honrou Nicholas por ele ter ajudado as crianças e os pobres, tornando-o santo das crianças e navegantes. Seu dia é comemorado em 6 de dezembro. É claro que não tem nada a ver com o natal de Jesus, mas se tornou muito comum no mundo todo enganar as crianças dizendo que os presentes que os pais lhes dão foram enviados ou trazidos a noite pelo papai Noel.

AS VELAS

As velas eram utilizadas em rituais pagãos dedicado aos deuses ancestrais; o significado da vela acesa era o de fazer renascer o deus Sol. A vela é usada por muitas religiões e também em nossa casa quando falta energia elétrica. A vela em si é apenas um instrumento de luz. Não podemos condenar as velas como do diabo, mas elas são usadas por muitas religiões para idolatria e para amaldiçoar em religiões diabólicas e magia negra. Isto não significa que nunca possamos usar uma vela, porque todas as coisas são puras para os puros.

Vale salientar que, devemos aproveitar este momento, quando o clima, as luzes, as músicas, o comercio, o décimo terceiro, o encontro das famílias e todo este tom festivo que é a comemoração do natal do jeito do mundo, onde se troca presentes, se reúnem em família, mas nem sequer falam o nome do aniversariante. É o único aniversário quando não se lembra do aniversariante. É aí que entra a igreja. Nos não podemos perder esta oportunidade de falar do verdadeiro natal. A igreja deve aproveitar todas as oportunidades. É preciso despertar o mundo para entender que sem Cristo não há natal.
Parabéns aos corais e orquestras que estão indo para as praças para anunciar este nome poderoso. As igrejas se reúnem e cantam, pregam, apresentas peças com a finalidade de fazer entender o verdadeiro significado do natal. Deus abençoe a todos que fazem isto com amor.
 Não amaldiçoe o natal. Não fique em silencio diante deste natal mentiroso, comercial e explorador, quando beneficia os ricos e amaldiçoa os pobres. Vamos falar sobre Jesus, a razão do natal para todas as pessoas.
Tenhamos um natal abençoado, com Cristo no comando de nossas vidas, lembrando que não importa a data. Em todos os dias do ano devemos anunciar o nosso Salvador, pois um dia ele nasceu para nos remir e salvar.Tenha um novo ano de 2013 cheio de vitoria e paz ao lado se sua família.

Um abraço.

 Pr Israel Ferreira


Nenhum comentário: