terça-feira, 2 de abril de 2013

GUARDANDO O CORAÇÃO



No livro de Provérbios, em seu capítulo 4, versículo 23  Salomão nos orienta: “sobre tudo o que se deve guardar guarda o teu coração porque dele procedem as saídas da vida. Se considerarmos esta palavra nos protegeremos de muitos incômodos, patologias e pecados, pois quando falamos de coração estamos falando de emoções e sentimentos.

Então precisamos guardar  os nossos sentimentos das tentações, como o desejo pelo que não nos pertence. Desejar o que é do outro, bens, cônjuges, cargo e outros coisas que pertencem a alguém é pecado. Guardar também o coração dos sentimentos negativos: ódio, ressentimento, raiva, desejo de vingança, medo, desanimo, O Senhor pode nos ajudar a vencermos isso também.

O que posso fazer para proteger meu coração de sentimentos patológicos, como ansiedade, estresse, tristeza profunda,  vontade de sumir, vontade de morrer, sentimento de desamparo e de outras patologias humanas? Primeiro tenho que estar em paz com Deus, com o próximo e comigo mesmo. Se estivermos em paz com certeza temos meio caminho andado. Outra coisa importante é a vigilância. Salomão diz “ guarda”, ou seja eu posso me proteger, vigiando, guardando meus olhos, vigiando meus sentimentos, observando os perigos que me cercam.  

Outra coisa que posso fazer se estes sentimentos se tornarem patológicos é buscar ajuda de profissionais competentes para  buscar o equilíbrio das emoções e da química cerebral. No entanto, para guardarmos o nosso coração precisamos ser vigilantes e prudentes para não cairmos em tentação da carne ou de sentimentos de ódio e de rancor.

Outra coisa importante é exercitar o perdão e entender por que os outros são assim. Se perdoarmos a nós mesmos e aos outros, bem como recebermos o perdão de Deus com certeza temos a chance de ter um coração protegido do mal.

Que Deus nos ajude guardar o nosso coração nos levando a amar a todos, a nós mesmo e, sobretudo a Deus.

Um abraço  Pr Israel Ferreira.

Nenhum comentário: