Por Danilo Souza
Rock,
rapp, regaee, forró, e acredite, até pagode, esses são apenas um
dos ritmos que têm embalado o novo pentecostalismo brasileiro na
atualidade. Estilos musicais que, até então não eram bem visto
pelas igrejas evangélicas tradicionais, mas que com o movimento
neopentecostal tem sido aceito, seja pelas suas melodias, pela
qualidade técnicas de seus músicos, enfim, conseguiram ganhar
espaço em um ambiente nunca imaginado.
Crédito Internet. |
Paralelo
a essa revolução nas igrejas evangélicas, surge o que já é
considerado por produtores musicais e estudiosos da área, como a
grande responsável pela aceitação de outros estilos de musicas no
meio evangélico, o Gospel Music.
O
Gospel Music teve origem nos Estados Unidos, no ano de 1889, tendo
como criador, o musico Thomas Dorsey, ao logo dos anos foi se
aperfeiçoando e que se espalhou rapidamente por diversos países do
mundo. Em seu livro, “Neopentecostais, Sociologia do Novo
pentecostalismo no Brasil", o sociólogo Ricardo Mariano
comenta: “Esse estilo musical tem como características
peculiares, a criação de belas melodias, a perfeição em termos
musicais e busca influenciar as pessoas que o escuta. Também é
escrita e executada por muitos motivos, desde o prazer estético,
como motivo religioso cerimonial, ou como um produto de
entretenimento para o mercado comercial”. Ainda segundo Mariano, o
principal objetivo da música gospel é o louvor e a adoração a
Deus, Cristo ou o Espírito Santo: “O Gospel Music surgiu
unicamente com finalidade de louvar e adorar ao Senhor Jesus”,
afirma o sociologo.
O
gospel no Brasil
No
Brasil, a música gospel chegou na década de 1980, com a criação
da Igreja Renascer Em Cristo, sendo o casal Hernandez, fundadores
dessa denominação, os grandes responsáveis divulgação no país.
Ainda no livro, “Neopentecostais, Sociologia do Novo
pentecostalismo no Brasil”, o sociólogo Ricardo Mariano comenta:
“Eles promovem grandes festivais, shows evangelísticos, e por eles
encabeçarem a música gospel, esse estilo musical ocupa extensa
parte em sua programação no rádio e TV”, diz. Apesar de os
Hernanndez terem trazido o Gospel Mausic para o país, o movimento
não se restrigiu só na igreja deles.
Dados
da industria fonográfica brasileira apontaram que em 2012, a música
gospel teve um crescimento além da média, com os valores chegando
há R$ 12 bilhões de reais é recorde para o setor. Para o músico e
produtor gospel, Tiago Silva esse crescimento é fruto de um trabalho
árduo dos artista e gravadoras. “Nós no meio gospel estamos
investindo pesado, principalmente na qualidade do som e as gravadoras
têm comprado a idéia, o resultado de 2012 é uma resposta positiva
do setor”, comenta o produtor.
Crédito: Intenert. |
Hoje,
no Brasil existem diversos artistas no meio que evangélico não
deixam a desejar nada em relação aos seculares. O termo secular faz
referência aos artistas que não fazem parte de nenhuma denominação
cristã. Uma prova evidente desse fato, é cantora Aline Barros, que
em 2012, faturou o Grammy Latino, na categoria de melhor álbum
Cristão de Lingua Portuguesa. Outro cantor que pode ser considerado
um fenômeno de vendas é o ex- integrante da banda Jota Quest,
Thalles Roberto. Suas canções são as mais executadas nas rádios
gospel de todo o Brasil, e em seu mais novo cd, que tem por titulo,
“Uma história escrita pelo dedo de Deus”, já vendeu mais de 100
mil cópias, um recorde para o setor e o seu cachê atualmente,
ultrapassa a cifra de R$ 50.000 por apresentação.
Crédito: Internet. |
Além
Thalles Roberto e Aline barros, existem outros grupos e cantores do
mesmo seguimento, que têm aquecido as vendas do mundo gospel, como o
conjunto Diante do Trono, que tem como líder Ana Paula Valadão;
Renascer Praiser; Comunidade de Nilópoles; André Valadão; Bruna
Carla; o raap Pregado Luo; Fernandinho; Cassiane; Eyshyla; Fernanda
Brum, dentre outros. Conhecido no meio evangélico por suas letras
que tem misto de protesto e fé, Pregador Luo explica o crescimento
da música gospel no cenário nacional: “Em um determinado momento,
a música evangélica foi direcionada somente para os evangélicos.
Hoje, nós temos pessoas de diversas culturas, religiões, filosofias
de vida diferentes, que são atraídas, por meio de nossas canções.
Posso dizer que minha música atinge desde o presídio, até a
universidade, passando por todas as classes sociais”, declara o
raap.
Festival
gospel
“Marcha para Jesus”, “S.O.S da vida gospel festival”, “Clama Bahia”, “Canta Salvador”, são apenas um dos vários encontros que priorizam a musica sacra. Desde 2011, é promovido por uma emissora de televisão, na cidade do Rio de Janeiro, o festival denominado de “Promesas”, onde particpam as principais estrelas do gospel nacional.
Crédito: Divulgação. |
Todos
esses grupos e cantores sintetizam a influência que a música gospel
exerce na vida dos fiéis das igrejas neopentecostais. No entanto, a
líder do ministério de louvor Diante do Trono, Ana Paula Valadão
faz um alerta para os crentes de forma geral, pois para ela, o
crescimento dos evangélicos e da música gospel no Brasil precisa
ser olhada com bastante cuidado, para que a qualidade da mensagem não
seja prejudicada: “Ao mesmo tempo em que vivemos dias de grandes
oportunidades, eles também são dias perigosos. “É lindo vermos
tantas pessoas cantando as nossas músicas e se convertendo a Jesus,
mas existe o perigo de não amadurecerem na fé e viverem o Evangelho
só na superficialidade”, afirma Ana Paula.
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