terça-feira, 24 de junho de 2008

Vigiando o Orçamento


Estamos vivendo tempos preocupantes em nossa economia. Algumas coisas são positivas. Por exemplo, podemos perceber que o nosso país cresceu, diminuiu o desemprego, melhorou o nível de vida dos cidadãos. Além disso a indústria brasileira se modernizou e o crédito se agigantou. As classes mais pobres foram alcançadas e o nível de vida mudou muito. Enfim a coisa está diferente. As pessoas tem casa, eletrodomésticos, automóveis, etc. mas de repente o monstro da inflação pode estar de volta, pois nos últimos 12 meses a cesta básica aumentou 32 por cento. O monstro da inflação ameaça voltar. Uma inflação de demanda ou seja o aumento das compras pode promover o aumento de preços. Além da inflação de demandas ainda temos alguns setores com inflação de custos como as de produtos de limpeza e outros subprodutos do petróleo, pois os países da OPEP estão dispostos a levar o barril de petróleo para 200 dólares. Aí seria a tragédia econômica do mundo. Temos um sério problema que é o endividamento da população. Com os créditos consignados, os aposentados nunca estiveram devendo tanto. Dados recentes dizem que 80 milhões de brasileiros estão endividados e quase 16 milhões devem mais de 5 mil reais. Com a inflação aumenta os juros e com eles o endividamento. Somos um pais de pendurado. Nos preparemos para ter problemas na área econômica.
Quero chamar sua atenção para alguns cuidados para não entrar num labirinto financeiro. Se você esta endividado por favor não compre mais nada fiado. Quanto mais você tem crédito mais risco você corre. Só compre fiado até 20 por cento do seu salário. Mais do que isto pode levar você a inadimplência, muita preocupação e nome sujo nos orgãos de credito. Cuidado com cartões novos. Todos os dias cartões novos te são oferecidos. Tenha 1 ou 2 cartões, não mais do que isto. Procure pagar os débitos e cartão no dia do vencimento. Os juros e multas estão aumentando. Outra coisa importante a lembrar é que os juros da casa própria vão aumentar mais este ano, pois o índice Nacional de preços da construção civil está aumentando rapidamente. Este é o índice que mede o aumento da casa própria. Até o financiamento da casa própria deve ser pensado cuidadosamente. Precisamos ter cuidado com a tentação da publicidade. Muitas pessoas compram coisas que não estão precisando. O marketing cria necessidades novas para os consumidores. Acabamos comprando coisas que não precisamos. Passe a atender apenas as necessidades básicas da familia. Evite endividamento. Claro que estou falando para assalariados e classe média baixa. Os ricos estão ganhando um bom dinheiro e podem gastar sempre um pouco mais. Lembre-se também que comprar um carro novo para 80 ou 90 meses pode levar você a pagar mais juros e pagar o valor do carro pelo menos 2 vezes e até 3 vezes. É hora de repensar as compras
Querido irmão estou chamando sua atenção para que você não comprometa o orçamento da familia, nem tenha que passar por tribulações desnecessária. Calcule o preço, seja precavido e não entre em pânico.
Você precisa de paz com você mesmo e com sua familia. Lembre-se do testemunho cristão. Fica feio para um homem de bem, um servo de Deus que não paga suas contas.
Organize seu orçamento, pague suas contas nas datas marcadas e seja feliz com o que você tem.
Um abraço.
Pastor Israel

Nenhum comentário: