terça-feira, 10 de julho de 2012

A expansão do movimento neopentecostal

Por Danilo Souza

Em cada esquina, uma nova igreja, templos suntuosos que demandam grandes projetos de engenharia para a sua construção, agregado a isso, um elemento fundamental para que qualquer negócio dê certo: a fé. Essas são apenas uma das características do movimento neopentecostal.
Futuro da templo da IURD em São Paulo
Foto: Crédito: Internet.
Dados recente do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), apontam que na última década houve um considerável avanço do movimento neopentecostal nas principais cidades brasileiras, e Salvador foi destaque nesta pesquisa. Na capital baiana, o número de neopentecostal superou o número dos pentecostais tradicionais. Em seu livro, Neopentecostais: Sociologia do novo pentecostalismo no Brasil, o sociólogo Ricardo Mariano declara que a grande arma para a expansão do movimento por parte de seus lideres é Teologia da Prosperidade. “Essa doutrina busca somente o bem estar social de seus fieis e o sucesso na vida terrena”, daí o motivo do seu crescimento, afirma Mariano.

“Pare de sofrer. Venha e Deus vai te abençoar com casa, carro e muita properidade”! No geral essas são pregações que ouvem nos templos do movimento. Aqui em Salvador, existem diversos templos neopentecostal, a maioria deles instalados nos bairros periféricos da capital baiana.
Em Salvador, a igreja Renascer em Cristo e Igreja Mundial estão entre as denominações mais representativas do movimento neopentecostal. Mas nenhuma outra consegue ultrapassar a Igreja Universal do Reino de Deus. Alguns sociólogos dizem que a igreja Universal é um caso a ser estudado, pois nenhuma outra denominação conseguiu tão significativa expansão em tão pouco tempo. Igreja surgida no final da década de 80, em um subúrbio do Rio de Janeiro atrai milhares de fieis. Aqui na Bahia, quem representa a igreja é o Bispo Guaraci Rodrigues, que não quis falar com a nossa equipe para explicar o tamanho crescimento da igreja no Estado. Para o antropólogo e professor da Estácio / Fib, Renato Nascimento, o tamanho crescimento dessa igreja em Salvador é consequência da realidade socioeconômica da população, que busca na religião um porto seguro.
Para Dario Souza frequentador da Universal a sua motivação maior em está na igreja é a presença de Deus.  Ele diz que se sente mais perto de Deus. “As bênçãos em minha vida  são consequência do meu amor ao incondicional ao Senhor”. Já para o teólogo Adaias Sales, as pessoas que frequentam esses templos vão com interesse exclusivamente materiais. Deixando de lado o verdadeiro Deus da Bíblia, ou seja, se envolvendo uma verdadeira “barganha”.
Histórico

Foto: Crédito: Internet. 
O movimento surgido no país na metade dos anos 70 tem crescido a passos largos em todo Brasil. O neopentecostalismo tem suas origens no pentecostalismo clássico, que foi trazido ao Brasil no início do século XX, e faz parte da terceira vertente do movimento pentecostal.
O pentecostalismo foi trazido ao Brasil no início da década de 20 por suecos. A manifestação do fenômeno já vinha ocorrendo em várias reuniões de oração nos Estados Unidos, e também de forma isolada em outros países. No entanto, teve seu apogeu inicial através de um de seus principais discípulos, um pastor leigo negro, chamado William Joseph Seymour, na rua Azusa, Los Angeles, nos Estados Unidos, no ano de 1906. O pentecostalismo é um movimento de renovação dentro do cristianismo tradicional, que coloca o ser humano em contato direto com Deus através do batismo no Espirito Santo. A palavra pentecostal é derivada do termo grego “pentecoste”, que simboliza para os judeus, os 50 dias após a Páscoa, até a saída do povo de Israel da terra do Egito. Para os cristãos, este evento comemora a descida do Espírito Santo sobre os seguidores de Jesus Cristo, conforme narrao livro de Atos dos Apóstolos.
No Brasil, o movimento pentecostal é dividido em três vertentes. São elas: O pentecostalismo clássico tendo duas igrejas como referência, a Assembléia de Deus e a Congregação Cristã, o deuteropentecostalismo que teve a influência direta de algumas doutrinas de pastores americanos. Essa segunda vertente teve como característica o evangelismo das massas centrado na cura divina. Para esse fim começaram a utilizar uso do rádio e de outros meios de comunicação para alcançar os fieis. E o neopentecostalismo.
Entre as bases doutrinárias do novo (neo) pentecostalismo estão a Teologia da prosperidade, que teve origens nos Estados, disseminada pelo escritor e pastor protestante americano Kenneth Hagin, e tem sido um ponto muito questionado no próprio meio evangélico. O sucesso da vida terrena, a não aceitação do sofrimento, também são pontos de muitas discurssões no meio cristão.

 Doutrinas e características
Entre as doutrinas neopentecostais se destaca a confissão positiva ou doutrina da properidade promulgada por televangelistas contemporâneos. O cristão deve ter a marca da plena fé, ser bem-sucedido,ter saúde plena física, emocional e espiritual, além de buscar a prosperidade material. A pobreza e a doença derivariam de maldições, fracassos, vida de pecado ou fé insuficiente e incredulidade. Outros ensinamentos comuns em igrejas neopentecostais são a batalha espiritual (confronto espiritual direto com os demônios), maldições hereditárias, possessão de crentes (domínio demoníaco sobre as pessoas, resultando em doenças ou fracasso. A liberação de uso e costumes, eles se estruturam empresalrialmente e agem como empresas, vale lembrar que esse item diverge do ideal pentecostal.

Principais igrejas do movimento neopentecostal.


Igreja de Nova Vida.
A igreja Nova Vida destacou – se como igreja formadora das grandes lideranças do movimento neopentecostal. De lá sairam, Edir Macedo para fundar a Universal, R.R Soares, dentre outros. A denominação foi fundada em 1960, no bairro de Botafogo, Rio de Janeiro, pelo missionário canadense, Water Robert Mc lister. Além da valorização da properidade material, suas caracteristicas são: A luta contra o diabo e a ausência de legalismo em matéria de comportamental.
Igreja Universal do Reino de Deus
A Igreja Universal do Reino de Deus (iurd) é a que melhor representa o crescimento neopentecostal brasileiro. De acordo com informações do Instituto brasileiro de geografia e estatistica para religião, a Universal possui três mil templos no Brasil e 200 paises do mundo são alcançados pelas idéias do Bispo Edir Macedo.
Em 9 de julho de 1977, se abriram oficialmente as primeiras portas da futura Igreja Universal, que sem condições de alugar um imóvel próprio, o então pastor Edir Macedo iniciou as suas primeiras reuniões num coreto do Jardim do Méier, zona norte do Rio de Janeiro e que aquela época as divulgações da igreja era feita por dez obreiros, que colavam folhetos nos postes e convidavam as pessoas para participar as reuniões. Depois de algum tempo, Macedo alugou um galpão que era uma antiga fábrica de móveis no número 7.702 da Avenida Suburbana, que atualmente é um templo que comporta mais de 2 mil pessoas.
As doutrinas da Igreja Universal do Reino de Deus são semelhantes às de outras denominações cristãs evangélicas, em particular as de linha pentecostal. Entretanto, existem outras diferenças fundamentais, como o caráter sobrenatural dado pela IURD às celebrações do batismo por imersão e da Ceia do Senhor. O código de conduta da igreja é a Bíblia Sagrada.
No que se diz respeito a organização eclesiástica, a IURD segue um modelo episcopal, que pode ser rudimentarmente comparado ao modelo empregado pela Igreja Católica. Cada congregação local da IURD conta com vários obreiros, que são subordinados aos pastores e encarregados de trabalhos menores, como o convite de pessoas à participação nos cultos, recepção das pessoas que chegam aos templos, visitas aos lares de enfermos e a hospitais, e auxílio aos pastores, durante os cultos ou não. Aos pastores cabe o serviço religioso do culto, a orientação dos obreiros e a administração da igreja local. Acima dos pastores estão os bispos, que regulam as linhas doutrinárias e supervisionam o trabalho dos pastores.
Igreja Internacional da graça de Deus

Romildo Ribeiro Soares, mais conhecido como R. R Soares é o fundador da Igreja Internacional da Graça de Deus. Nasceu na cidade de Muniz Freire, em Vitória do Espirito Santo, Soares converteu ao evangelho quando tinha seis anos de idade. Antes de ter cargo eclesiástico foi sapateiro, engraxate e operador de cinema. É importante salientar que o surgimento dessa nova igreja neopentecostal nos anos 80 foi resultado do cisma entre Soares e o seu cunhado, Edir Macedo. A Igreja Internacional da Graça de Deus, atualmente possui uma rede de emissoras de televisão denominada RIT (Rede Internacional de Televisão) acessível nas principais cidades do Brasil, além de exibir um programa diário em horário nobre na Rede Bandeirantes, e também nas madrugadas da Band, na RedeTV!, intitulado Show da Fé.
Renascer em Cristo
Fundada no ano de 1986, pelo casal Estevam Hernandes Filho, este gerente de marketing da Xerox Brasil e da Itautec e Sônia Hernandes, nutricionista de formação, a Renascer em Cristo tem se destacado no meio neopentecostal. Estevam Hernandes veio de uma família espanhola tradicional. A sua avó materna se convertera ao pentecostalismo e passou a frequentar a Assembléia de Deus. Estevam então com 20 anos passou a frequentar algumas igrejas evangélicas. A sua esposa, bispa Sônia, já frequentava a igreja presbiteriana desde a infância.
O início da Renascer em Cristo aconteceu quando o casal e alguns amigos de classe média inciaram reuniões em um galpão abandonado da pizzaria Livorno que está localizada rua Vergueiro, no bairro de Villa Mariana, Sao Paulo. Desde então, a  igreja iniciou seu vertiginoso crescecimento. Atualmente a Renascer possui 600 templos espalhados por todo o pais e mais de dois milhões de fiéis.

A igreja é conhecida também por pregar suas crenças religiosas através de programas e clipes de música gospel no Brasil; o grupo musical de louvor Renascer Praise é um grupo que participa da harmonia da igreja dia a dia nos cultos com músicas e cantores, também foi responsável pela introdução da Marcha para Jesus no Brasil.

Essa igreja tem grande aceitação nas camadas mais abastadas da sociedade. Um exemplo é que o jogador do Real Madri, Kaká, frequentava esta igreja desde sua infância. A celebração de seu casamento com Carol Célico , em 2008, foi ministrada pelos Hernandes, no templo sede, no bairro do Cambuci. Hoje, Kaká e nem a esposa frequentam mais a Renascer.

Igreja Mundial do Reino de Deus.

Fundada na cidade de Sorocaba, em 9 de março de 1998 pelo apóstolo Valdemiro Santiago, que diga-se de passagem foi ex-bispo da Universal. Sua sede, o Grande Templo dos Milagres, funciona no galpão de uma antiga fábrica, que possui 43 mil metros quadrados de área construída, no bairro do Brás, em São Paulo. Seu enfoque principal é a salvação, prosperidade financeira, a cura e os milagres.
Em apenas 13 anos, a Igreja Mundial do Poder de Deus tomou proporções inimagináveis, espalhando templos em todos os estados brasileiros e até no exterior. Graças ao trabalho feito através dos meios de comunicação (rádio e pela TV), conta com forte apoio, principalmente entre as camadas mais populares e de baixa renda.
A cada dia inauguram - se novos  templos neopentecostais. Dai surgem questinamentos. O por quê do surgimento de tantas igrejas. Qual seria o real interesses de seus frequentadores? Essas e outras questões servem de reflexão para toda sociedade.

Um comentário:

Unknown disse...

Parabéns ao Autor deste artigo!! Isto nos dar uma dimensão histórica dos acontecimentos que geraram o Neopentecostalísmo Brasileiro, como seus idealizadores, Filosofias e liturgias Praticadas..
Parabéns Danilo Souza.