sexta-feira, 10 de outubro de 2008

AS TENTAÇOES DO PODER


Diz um grande pensador que o poder é afrodisiaco. Na verdade o poder é uma grande tentação. Está com um cargo ou função elevada, sem dúvida, é uma grande tentação. Conheço tantos lideres que ao assumir um cargo poderoso mudou totlamente sua cabeça, sua maneira de pensar. Muitos foram destruidos pelo poder. O poder para muitos se torna patologico. muitos ficam doentes, passa a ter problemas consigo mesmo, com a familia e com os outros. O poder age na mente provocando uma mudança radical de comportamento.
Richard W. Dortch escreveu um livro intitulado ORGULHO FATAL, publicado pela CPAD. Este livro é um testemunho tremendo e assustador. Ele foi presidente da PTL, um império evangélico da comunicação. Ele cresceu, se tornou poderoso. Ele foi preso e humilhado por ter usado mal o poder. Ele afirma: "Estou convencido de que o nosso problema básico, como seres humanos é o orgulho e a sede de poder". Na verdade existem muitos lideres em busca do reconhecimento como os melhores, poderosos e importantes. Alguns esmagam os outros, pisam nos colegas que o elegeram para o cargo. Muitos estão cheios de orgulho, arrogancia e presunção. Lideres evangélicos dizem pertencerem a melhor denominaçao do país. Dizem ser os lideres mais preparados e espirituais. Sempre querem ser reconhecidos como os maiores e melhores. Isto pode ser um pecado fatal. O que derrubou homens como Jimmy Swaggart, Richard Nixon e tantos outros? Foi o orgulho e a arrogancia. Robert Raynolds afirmou: "Com medo da tragédia adoramos o poder. Com medo do sofrimento, adoramos a segurança. Com medo do fracasso adoramos o sucesso. Durante o esplendor crescente de nossos mil prósperos anos nos tornamos crueis, práticos e estéreis. Conquistamos realmente o mundo inteiro. Perdemos realmente as nossas almas.". Quando alguém assume o poder e não esta preparado ele pode seguir varios caminhos. Primeiro ele pode fracassar pelo despreparo, desmontando tudo, desmantelano, cometendo um erro após o outro por falta de experiência, como é o caso de Reoboão que acabou dividindo o reino depois do seu pai Salomão. Em segundo lugar ele pode ficar tão vaidoso e orgulhoso a ponto de pisar e humilhar a todos para cumprir seus objetivos de ser grande e reconhecido, como foi o caso de Saul, o rei que atropelou as ordens de Deus, o sacerdocio e as pessoas, inclusive querendo matar seu principal assessor. Ele ainda pode se corromper com dinheiro e mulheres, se aproveintando do poder como fez Salomao já no final de sua vida.
Olha você que é pastor, diretor, presidente, gerente ou adminstrador, lembre do seguinte:
1 - Todo poder pertence a Deus. Nós somos só mordomos ou administradores da autoridade que Ele nos delegou. Ninguem é coisa alguma sem a misericordia de Deus. Se temos qualquer cargo precisamos só agradecer e cumprir nossa missão com amor e respeito.
2- Nao se deixe levar pela tentação do poder. Quando alguem ganha um cargo aparecem muitos "amigos"de ultima hora elogiando e dizendo": você é o chefe bote pra quebrar. Como aqueles jovens que aconselharam a Reoboao que disseram para ele.: Seja mais duro e cruel do que seu pai. Acabe com eles.
3 - Seja humilde - A humildade é um segredo do lider vencedor e longevo como Samuel. Ele ficou cinquena anos no poder sem se orgulhar de nada. Foi um lider vencedor e respeitado por todos. Até hoje não nos esquecemos dele.
4 - Administre as suas emoções. Ninguem pode ser um bom administrador ou lider se não liderar sua propria alma. Precisamos entender nossas limitações, nossa humanidade, nossa vulnerabilidade.
5 - Aprenda com o Mestre em João 13. Aprenda lavar os pes do seus liderados. O lider dá o exemplo de humildadde e serviço. Lider é servo ou servidor dos outros. Aqules que tem a visao de chefe, com certeza vai fracassar.
Que Deus nos ajude a ser benção para os outros a partir de sermos benção para nós mesmos. Sejamos sábios, prudentes e humildes para fazermos o melhor para Deus, para nós e para nossos liderados.Que Deus nos ajude.

Pr Israel A. Ferreira.

2 comentários:

Anônimo disse...

É essa tentação que faz surgir os "déspota esclarecido". Leia o blog http://prdariogomes.blogspot.com/, e entederá melhor.

Blog do Ministro Juraci Santos disse...

Realmente. Um velho ditado popular diz: "Quer ver quem é o homem?, dê poder a ele".
É uma grande tentação, que faz surgir os desvairados e incontrolaveis donos do poder. Como o Pastor Israel esclarece, todo o poder pertence a Deus, nós somos os seus humildes servos.

http://ministrojuracisantos.blogspot.com