sábado, 21 de fevereiro de 2009

O SIGNIFICADO DO CARNAVAL

O SIGNIFICADO DO CARNAVAL PARA OS CRISTAOS
São milhões de pessoas nas ruas, fantasias, bebidas, sexo, imoralidade, violência, AIDS e muitas outras desgraças. Mas a cada dia cresce esta feta diabólica no nosso país. Por isto quero trazer alguns esclarecimentos.
I. Origem: antes do mais, diga-se algo sobre a etimologia de “Carnaval”.
Comumente os autores explicam este nome a partir dos termos do latim tardio “carne vale”, isto é, “adeus carne” ou “despedida da carne”; esta derivação indicaria que no Carnaval o consumo de carne era considerado lícito pela última vez antes dos dias de jejum quaresmal. - Outros estudiosos recorrem à expressão “carnem levare”, suspender ou retirar a carne: o Papa São Gregório Magno teria dado ao último domingo antes da Quaresma, ou seja, ao domingo da Qüinquagésima, o título de “dominica ad carnes levandas”; a expressão haveria sido sucessivamente, carneval ou carnaval”. - Um terceiro grupo de etimologistas apela para as origens pagãs do Carnaval: entre os gregos e romanos costumava-se exibir um préstito em forma de nave dedicada ao deus Dionísio ou Baco, préstito ao qual em latim se dava o nome de currus navalis: donde a forma Carnavale.



2 – Historia-
Festa popular, o carnaval ocorre em regiões católicas, mas sua origem é obscura. No Brasil, o primeiro carnaval surgiu em 1641, promovido pelo governador Salvador Correia de Sá e Benevides em homenagem ao rei Dom João IV, restaurador do trono de Portugal. Hoje é uma das manifestações mais populares do país e festejado em todo o território nacional.

Conceito e origem. O carnaval é um conjunto de festividades populares que ocorrem em diversos países e regiões católicas nos dias que antecedem o início da Quaresma, principalmente do domingo da Qüinquagésima à chamada terça-feira gorda. Embora centrado no disfarce, na música, na dança e em gestos, a folia apresenta características distintas nas cidades em que se popularizou.
O termo carnaval é de origem incerta, embora seja encontrado já no latim medieval, como carnem levare ou carnelevarium, palavra dos séculos XI e XII, que significava a véspera da quarta-feira de cinzas, isto é, a hora em que começava a abstinência da carne durante os quarenta dias nos quais, no passado, os católicos eram proibidos pela igreja de comer carne.
A própria origem do carnaval é obscura. É possível que suas raízes se encontrem num festival religioso primitivo, pagão, que homenageava o início do Ano Novo e o ressurgimento da natureza, mas há quem diga que suas primeiras manifestações ocorreram na Roma dos césares, ligadas às famosas saturnálias, de caráter orgíaco. Contudo, o rei Momo é uma das formas de Dionísio — o deus Baco, patrono do vinho e do seu cultivo, e isto faz recuar a origem do carnaval para a Grécia arcaica, para os festejos que honravam a colheita. Sempre uma forma de comemorar, com muita alegria e desenvoltura, os atos de alimentar-se e beber, elementos indispensáveis à vida.
3 – Considerações
Como podemos observar o carnaval tem algumas características de cunho espiritual preocupante. Em primeiro lugar tem um hostorico relacionado com deuses pagãos do Egito e Roma. Em segundo lugar o rei momo se origina no deus da bebida, ou seja no demônio que destrói os lares com bebedeira que provoca acidentes e desgraças. Em terceiro lugar é uma festa da igreja católica relacionada com a quaresma, significando etiologicamente “abstenção de carne” mas que na pratica se tornou a festa que dá vasao a carne. Uma festa carnal, imoral e destruidora. Seria relacionado com o jejum da igreja católica? Diante desta relação espiritual podemos concluir que esta é uma festa da opressão demoníaca, principalmente porque teve origem nos deuses pagãos, sendo seqüenciado pela idolatria da igreja católica. Perceba esta sutiliza espiritual desta festa e saiba que estamos diante de uma batalha espiritual. Não é só uma festa da carne. É uma festa do diabo. Em Salvador onde 2 milhoes de pessoas passam as noites nas ruas todos os dias, podemos ver uma relação direta com o diabo. Os símbolos, a adoração, a letra das musicas e onde tudo começa. Onde os cantores vão antes do carnaval? Existe por traz dos palcos, dos trios e dos blocos toda uma religiosidade satânica, um cerimonial diabólico, que quem estar atrás dos trios elétricos nem imaginam. Existe uma relação espiritual forte com o carnaval. Por isto tantos males acontecem durante o carnaval. São pessoas vitimas de violência, com brigas, feridas e até muitas mortes. Embriagados dirigindo veículos e destruindo vidas. Sexo irresponsável, resultando depois em filhos sem pais, AIDS, angustia e ansiedade.É uma grande festa que durante uma semana as pessoas pulam e parecem ter uma grande alegria, mas depois o sofrimento por anos e anos, para não dizer daqueles que perdem suas próprias vidas. Acidentes de transito com centenas de morte, adolescentes grávidas, famílias destruídas e muitas outras desgraças são os resultados do carnaval.
Fico impressionado como os governantes ficam todos cheios de dedos em relação ao carnaval. Creio que é por causa da multidão e políticos vivem de multidão. Gastam milhões, ficam nos camarotes, vestem roupas de afoxés e muitos outros micos. Alem disso gastam milhões do dinheiro público. Mas quando se trata de uma passeata, como marcha para Jesus e dia da Bíblia, não se consegue um dinheiro publico. São tantos impedimentos, como se os evangélicos não fossem cidadãos como os outros. Como não participamos da desgraça do carnaval, temos o direito de fazermos nossas festas e termos verbas também, mas esta lógica não funciona, Nem mesmo em nossa cidade de Salvador que tem um Prefeito evangélico. Outra coisa que quero falar em relação as igreja durante o carnaval é que já abrimos brechas demais para o diabo. Durante o carnaval a igreja deve parar de retiros e viagens para praias e piscinas. É momento de ouvir um grito de misericórdia. Vamos para os circuitos de carnaval evangelizar e conquistar almas para o mestre. Em Salvador no próximo ano vamos rodear a cidade com oração e evangelização. Isto é um sonho que tenho. Espero contar com minha igreja, meus jovens e obreiros que trabalham comigo. Vamos orar para Deus nos dá as estratégias. Enfim abramos nossos olhos para o carnaval como desafio. Pode ser uma grande oportunidade para levar o Senhor para as pessoas. Já temos um plano piloto dirigido pelo Pastor Jose Leal, na liberdade, onde durante o carnaval ganha muitas almas para Jesus no impacto de Carnaval um evente com algumas igreja batistas. Podemos aperfeiçoar e melhorar este ministério cobrindo toda a cidade com a bençao de Deus. Oremos e jejuemos por isto.
.

17 comentários:

Unknown disse...

Amem, este texto sobre o carnaval esclarece muito sobre esta festa, vimo o nosso prefeito entregar na mão do "rei Momo" chave da cidade. e fico feliz em ver a sua atitude em relação ao ano q vem de evangelizar no carnaval, que Deus continue ti usando para o bem da obra.

http://liberdadeemcristo.blogminister.net

Unknown disse...

Amem, este texto sobre o carnaval esclarece muito sobre esta festa, vimo o nosso prefeito entregar na mão do "rei Momo" chave da cidade. e fico feliz em ver a sua atitude em relação ao ano q vem de evangelizar no carnaval, que Deus continue ti usando para o bem da obra.

http://liberdadeemcristo.blogminister.net

Unknown disse...

nao gosto de carnaval por que sou evangelica tbm

Unknown disse...

quer dizer q cada vez q a chave d cidade e entregue ao rei momo e como se estivesse entregando-a ao deus da bebida? sera q os governantes tem consciencia disso? e realmente um absurdo, por isso tanto caos.

Unknown disse...

Sou católica e não sou idólatra e muito menos gosto de carnaval.Concordo com o texto acima,para coisas do mundo o dinheiro é solto a arreveria sem precisar dar conta dos gastos,mas quando se trata de DEUS eles não querem nem saber,sempre acham uma desculpa esfarrapada para negar os pedidos que se referem a DEUS.Esses políticos só o que querem sãos nossos votos,quando estão em época de eleição até na igreja eles entram,mais depois que ganham nunca mais aparecem em nossa frente.Temos que divulgar mais o nome do SENHOR à nossa maneira,porque se esperarmos pelos outros,ficaremos parados na estaca zero.Que DEUS abençõe todos nós e nos livre de tantas barbaridades.

Deus pai eterno disse...

todos temos livrio arbitrio, cada um faz o que deve, ou que acha certo.
eu particurlamento não gosto de bagunça,bebiba,cigarro, etc.
nelson

. disse...

Eu acho tudo uma bestera cada um faz o que quer, a vida é sua e ninguem pode impedir! Quem não gosta de carnaval simplesmente não vá e quem gosta vá , resolvido o problema pra que tanta discusão.

Cintia disse...

Eu e meu marido estavamos com algumas duvidas sobre o carnaval com a espiritualidade, e achamos este texto muito esclarecedor, Deus o abençoe Pr. Israel e a todos a paz do Senhor.
Cintia e Luciano - SP

esclarecimentos sobre carnaval disse...

Amém,como professora fico apreensiva para passar todas essas informações para meus pequenos, por outro lado como cristã ,sei que devo sim, orienta-los de maneira cuidadosa,agradeço pelas informações.

DANI disse...

exatamente cada uma faz oque quer ,mas nós temos o direito de alerta a todos sobre o carnaval e se vc acha q isso ta certo mesmo sabendo oque é o carnaval e concordando com desfiles q adoram a imagens diabolicas .vai em frente vc é livre pra escolher oque fazer onde ir .apenas queremos que vc lembre q um dia te avisamos sobre tudo isso e vc apenas comentou resolvido o problema...

Simplesmente eu disse...

No meu entender, quando o prefeito entrega a chave da cidade para o rei momo, ele está entregando a cidade nas mãos de satanás, uma vezz que o carnaval é uma festa profana, da carne; por isso é que nessa época acontece tanta coisa ruim, só desgraaças!!!

Simplesmente eu disse...

Amém!! Na minha maneira de ver as coisas, eu entendo que quando o prefeito entrega a chave da cidasde p o rei momo, ele está entregando a cgave da cidade para o diabo, para satanás comandar esses dias de festa, ou seja, de tragédia!!!

JEFFERSONN disse...

Carnaval! lugar onde sao realizados todos os desejos de satanas, infelizmente muitos ainda vivem uma cegueira espiritual.
Meu irmão, não se esqueça, DEUS conta comigo e com vc para mudarmos este quadros. Essas vidas clamam pelo sangue de JESUS.
DEUS te levantou para fazer a diferença e não se conformar com o sistema que o mundo nos oferece.
Deus te ama, JESUS é a nossa única SALVAÇÃO....

Cristina disse...

Sou católica particularmente não gosto de carnaval,portanto temos livre abito!Cada pessoa faz o que quer desde de que seja certo.Naõ importa os que os outros fazem ou deixam de fazer,afinal o ser humano com ou sem carnaval já não tem mais respeito nem pela pelos irmãos que dira pela vida...Então dizer o quê!!!!

Prof.º Rafael Iglesias disse...

paguem o dizimo senâo irao ^queimar no INFENO!!!! aJUDE O SEU PASTOR TER UMA VIDA BOA ENQUANTO VC GASTA O POUCO Q GANHA ENRIQUUICENDO OS FALSOS PROFETASA!

Wilson Carvalho;Diego Santos; Yasmin Lima; Reginaldo Neto disse...

http://www.espiritualdesalvador.com.br/, ola meu irmão Deus tem feito um trabalho maravilhoso aqui no carnaval de salvador, olhai o link acima!

Wilson Carvalho;Diego Santos; Yasmin Lima; Reginaldo Neto disse...

Ola meu irmão, Deus tem feito maravilhoso aqui no carnaval de Salvador chamado "Espiritual de Salvador" da uma olhada!