segunda-feira, 28 de maio de 2012

Vencendo os conflitos familiares


Nos dias atuais estamos vivendo  um período de muitos conflitos na família. É um tempo de separações. Tempo de muita intolerância, contendas, brigas, discórdias entre pais e filhos, entre filhos e pais e entre marido e mulher. Um tempo de violência contra a mulher e um tempo de violência contra as crianças. Violência verbal, física e até sexual. É um tempo de falta de diálogo, falta de compreensão e falta de perdão.

É um tempo em que se tem pouco tempo para a família e  quase não se tempo para o amor. São conflitos provocado por pequenas coisas, como uma palavra ofensiva, falta de tempo para estar juntos, incompreensão, falta de aceitação do  outro como é, falta de paciência para ouvir o outro, falta de perdão,  coisinhas pequenas que vão se acumulando e se tornando numa montanhas de problemas.  São crises também provocadas por coisas terríveis que acontecem, como a violência, seja verbal ou física, seja a mentira, seja a  infidelidade, ou o ódio e ressentimento.  São conflitos que por falta de solução vão crescendo e minando o ambiente famíliar. São conflitos que  destroem valores, que matam o amor, que  fazem muito mal.

Consequências 

Esses conflitos geram crises espirituais, financeiras  e emocionais. Crises que levam membros da família a pecar contra Deus. Crises que levam as pessoas a terem sérios sintomas psicológicos como ansiedade, depressão, transtorno obsessivo compulsivo e outros como doenças psicossomáticas com problemas no estômago, na pele, no coração e muitas outras. São conflitos que geram crises financeiras. Levam ao desemprego, á falência de empresas e muitas outras dificuldades. São conflitos que prejudicam os filhos, provocando revolta e delinquência. São conflitos que podem até provocar tragédias nas famílias como nas famílias da  Bíblia; de Eli, que acabou morrendo quase todo mundo, na de Davi que Absalão seu filho acabou morto e muitas outras.  Famílias podem ter sérios problemas por não resolverem a tempo as suas crises.

As pessoas  buscam desesperadamente por soluções de seus conflitos pessoais e familiares.

O que fazer?

Reconheça que está passando por uma crise ou um conflito
Ore ao Senhor com a sua família pedindo a graça e sabedoria de Deus para resolver este conflito ou crise.
Reúna a família ou o casal, discuta e confesse a participação de cada um no conflito.
Reconheça humildemente o seu erro. 
Evite se justificar e defender suas razões.
Peçam perdão. Os envolvidos precisam quebrantado pedirem perdão e perdoar um ao outro
Tome atitudes de apagar o que passou. 
Atitude de recomeçar do zero. Atitude de reconstruir uma história juntos.
Esqueça as coisas que ficam para traz e olhe para o alvo. Tenha um alvo novo e um propósito novo.
Deus vai te abençoar com tua família. O senhor vai proporcionar uma história para você e sua família.
Se apresse para tomar estas decisões antes que seja tarde demais.
Você ainda pode ter  uma vida de bênçãos e vitorias ao lado de sua família. Noentanto, depende das atitudes e decisões que serão tomadas a partir de agora, antes que seja tarde demais. 



Que Deus abençoe ricamente  as nossas famílias.

No amor de Jesus Cristo 

Pr Isael Alves Ferreira.


   

Nenhum comentário: