quinta-feira, 14 de junho de 2012

Feliz dia do pastor



Foto: Intermet
Queridos companheiros de ministério, amigo e irmão em Cristo. Graça e paz do Senhor Jesus!
No último domingo foi comemorado o dia do Pastor. Aproveitando a oportunidade, eu quero parabenizar a todos os  colegas, servos de Deus que fazem a obra do Senhor, em todo o mundo pelo nosso dia. Que a poderosa mão  do Senhor continue sobre cada um de nós.
Quando ouço e presencio alguns comportamentos de pastores fico muito triste. Por exemplo pastores excluindo membros porque não concorda com a sua forma de trabalho. Eles esquecem que ser pastor não é ser dono da verdade, pois é o Senhor quem cuida de todos nós.
Recentemente, ouvir a respeito de um pastor, líder de um grande ministério  que invadiu uma igreja, arrebentou com a fé do povo para afastar o pastor da congregação local. Motivo: meras questões políticas.  Resumo: Quase destruiu aquela igreja.
Ouço também comentários que pastores ficam ricos com a contribuição dos fieis. Quero deixar claro para os leitores desta matéria que este tipo de pastor é minoria e envergonha  o reino de Deus. Eles entristecem ao Senhor Jesus, são mal exemplo e adocem o povo. Mas me permita falar um pouco sobre o que eu entendo ser um pastor.

Características de um verdadeiro pastor

Foto: Internet
Pastor é um ser humano com diversas fragilidades, erros e vulnerabilidades. Mas tem que ser um homem que tema a Deus e se esforce o máximo para ser exemplo para os fieis e para os que estão de fora. Um pastor tem que ser mais esforçado do que a média dos cristãos. Porque, o nosso mestre Jesus quando esteve aqui na terra declarou: “A quem muito é dado, muito será cobrado.
Ser pastor é ter capacidade de amar seus liderados, apesar de toda oposição e maldades que alguns  fazem contra ele. Pastor precisa perdoar algozes como Jesus o fez. Pastor não se vinga, pois o Senhor é a sua justiça. Pastor não pune pessoas por autodefesa, quem o defende é o Senhor. Pastor não persegue alguém não vai com sua cara. É importante lembrar que Jesus salva gente ruim. Jesus salva pecadores cruéis. Jesus liberta gente cheia de traumas e com muitas patologias. Cabe ao pastor ser tolerante e perdoar os revoltados, os inimigos, os críticos. Nós somos médicos da alma, não carrascos. Nós temos que curar as feridas em vez de abrir novos traumas.
Ser pastor é doar a vida pelas ovelhas como afirmou o pastor dos pastores (JESUS) em João no capítulo 10. Pastor é sacrifício. É lágrimas pela madrugada em função das almas. É gastar tempo com as ovelhas. É compreender as dores, dúvidas e angústias.
É se esforçar para salvar vidas, para restaurar casamentos.  É ser amigo dos jovens e adolescentes. É lidar com as ovelhas exercendo respeito, amor e dedicação. Pastor não explora suas ovelhas. Os exploradores ficam ricos, enquanto as ovelhas ficam mais pobres. Isto é ser  mercenário. Ser pastor é colocar sua vida a disposição de Deus e do rebanho.
Ser pastor é amar os pecadores. É cuidar das pessoas. É renunciar parte de sua vida. É  priorizar o reino de Deus. Além de cuidar das ovelhas, o pastor precisa compreender suas dificuldades  erros e fraquezas sabendo que elas precisam de alguém que lhe dê um ombro amigo. Resumindo, as ovelhas precisam de pastores sérios para que elas possam confiar, que lhes estendam a mão, cure suas feridas e tragam esperanças.



Um recado para as ovelhas

Uma palavra para as ovelhas. Pastores são pessoas frágeis e vulneráveis. Ore pelos vossos pastores, nós velamos por vossas almas.

Um grande abraço de um pastor por chamado e vocação, que apesar de ter  vulnerabilidades e fragilidades, luta bravamente para não decepcionar seu rebanho.

Por favor peço as vossas orações.

Um abraço para pastores e ovelhas.
Pastor Israel Ferreira.

Nenhum comentário: